Feltragem é uma técnica que pode ser feita de duas formas distintas e requer poucos materiais. Entenda as diferenças entre elas e conheça os materiais utilizados.
A feltragem é uma técnica milenar que surgiu há aproximadamente 6.300 anos na Ásia. Embora tenha sido originada entre os povos nômades asiáticos, é utilizada em todo o mundo até os dias de hoje. Primordialmente, várias tribos utilizavam a técnicas para produzir artesanalmente os vestuários, tapetes, tecidos e artefatos.
Contudo, a feltragem é utilizada exclusivamente com a lã do carneiro. A técnica consiste em transformar a lã cardada em feltro, não apenas para produzir o tecido como também para criar objetos feltrados.
Feltragem seca e feltragem molhada
Existem dois tipos de feltragem. Porém, a mais conhecida é a molhada. Nesta modalidade as fibras naturais da lã são lubrificadas e friccionadas continuamente com água e sabão até serem feltradas.
Analogamente, a feltragem seca, também conhecida como feltragem com agulha, é usada para transformação da lã. Neste caso, a lã é feltrada com uma agulha própria para esta técnica. A entrada e saída da agulha na lã provoca o entrelaçamento das fibras, permitindo assim a transformação da lã em uma peça feltrada.
Saiba mais:
Feltragem a seco e feltragem molhada: entenda as diferenças
Materiais para feltragem
A feltragem é uma arte que não necessita de muitos materiais para ser feita. No entanto, os materiais utilizados são bem distintos em cada uma das técnicas.
Na feltragem molhada se utiliza apenas a lã, a água e o sabão. Algumas artesãs usam plástico bolha para friccionar ainda mais as fibras naturais da lã.
Nas peças feltradas a seco utilizamos uma espuma na qual apoiamos a lã, permitindo o manuseio da agulha com liberdade de movimento. Além disso, a lã utilizada é a lã cardada, e ela já vem pronta e tingida para o uso, sendo necessário apenas escolher as cores da peça. Outros materiais podem facilitar a prática, como ter uma tesourinha por perto e um alicate pequeno. Mas cuidado, porque a tesourinha é utilizada em situações muito específicas já que não é recomendado cortar a lã. Eventualmente, também são utilizados arames finos para fazer a estrutura de algumas peças.
Tipos de lã
Existem vários tipos de lã, cada uma com suas qualidades próprias. Quanto mais frio o lugar de produção dessa matéria-prima, mais macia será a lã do carneiro. Por isso, as lãs utilizadas geralmente vem da Europa e da Patagônia, apesar de existirem lãs de algumas regiões do Sul do Brasil.
Um vez que a origem e as características do material é conhecida, fica mais fácil escolher o tipo de lã. Antes de tudo você precisa saber o que vai feltrar, pois para feltrar objetos de decoração, bonecos e móbiles utilizamos a corriedale, que é uma lã macia, porém mais firme. Contudo, para feltrar tecidos, sapatinhos de crianças e roupas temos a lã merino que é extremamente macia e confortável ao toque.
Existem vários outros tipos de lãs, da mesma forma que existem diferentes tipos de carneiros. Então, podemos variar a escolha para criar as nossas peças. Não existe regra, apenas criatividade! Podemos, por exemplo, utilizar a lã merino para fazer móbiles e a corriedale para roupas, sem problema nenhum. Fica a critério do artesão qual lã usar durante a feltragem.
Aprenda mais sobre lãs para feltragem:
Lã para feltragem: o que você precisa saber para escolher
Agulhas para feltragem
Na feltragem a seco utilizamos agulhas de tamanhos diversos. Quanto menor o número, mais grossa é a agulha, e vice-versa. Esse material é encontrado nos tamanhos 19 (que é a mais grossa), 32, 36, 38, 40 e 42 (a mais fina). As agulhas mais grossas são para feltrar as partes maiores da peça e as mais finas para fazer os detalhes.
Saiba mais:
Agulha para feltragem: tudo o que você precisa saber
6 ideias de fadas para você se inspirar
Apesar de apresentarem diferenças nos processos e materiais utilizados na técnica seca e molhada, ambas visam o emaranhamento da lã.
No caso da técnica da feltragem com agulha é possível fazer uma variedade encantadora de peças e criações. Afinal, podem surgir criaturas mágicas, animais para acompanhar a brincadeira das crianças, móbiles que decoram e trazem harmonia ao ambiente. A seguir, você vai ver 5 ideias inspiradoras para fazer com essa técnica.
1. Fada das Flores
Primeiramente, apresento uma das peças favoritas no universo da feltragem: a fada das flores. Ela é alegre, colorida e simboliza a felicidade. No entanto, pode ser feita de várias formas e diferentes cores, dependendo da criatividade do artesão. Ademais, pode ser usada para decorar diversos ambientes. Você pode presentear adultos e crianças, levando sempre uma mensagem de otimismo e alegria.
Saiba mais:
Aprenda a fazer a cabeça da fada com a técnica de feltragem
2. Anjo feltrado
Outras peças feitas com a feltragem com agulha são os anjos. Eles são seres que trazem luz e proteção por onde passam. Além disso, enfeitam casas, quartos de crianças e são ótimas opções para presentear os entes queridos. Contudo, é possível usar a criatividade e criar peças cheias de significado mudando as cores das asas ou da vestimenta do seu anjo. Só para exemplificar, o verde traz esperança, o branco a paz, o rosa o amor, e assim por diante.
3. Fada da prosperidade
Essa é uma fada que encanta os olhos. Dessa forma, é um ótimo presente para as mães, avós e mulheres em geral, essa fadinha simboliza abundância e prosperidade. Ela pode ser colocada na cozinha para trazer boas vibrações e fartura para o lar. Além disso, é uma fada cheia de vida, portanto o ideal é utilizar as cores da natureza para criar essa peça. Com uma agulha fina você pode fazer várias frutas, verduras e flores saindo da cornucópia e se espalhando ao redor. Afinal, quanto mais elementos naturais melhor!
4. Bruxinha do Bem
As bruxinhas habitam o mesmo mundo encantado das fadas e dos gnomos. Elas vem para trazer muita transformação e energia positiva. Você pode variar nas cores e fazer bruxinhas variadas. No entanto, é importante não esquecer do chapéu e da vassoura que caracterizam as bruxas no geral. É uma ótima opção para usar como decoração na época do Halloween.
5. Móbile de fadas
Aqui temos uma peça maravilhosa e muito simples de fazer. O móbile de fadas traz leveza e beleza a qualquer lugar, e agrada a todos. Não só adultos amam usar esse móbile em suas casas, mas também as crianças se encantam com ele. Similarmente, os bebês se alegram ao ver o objeto gracioso pendurado no berço. Para fazer este móbile basta feltrar duas ou mais fadinhas, e as posicionar de forma equilibrada na peça. Você pode fazer a sustentação das fadas com guirlanda de cipó, bastidor de bordado ou outro suporte de sua preferência.
Veja mais ideias no post:
Feltragem com agulha: 12 ideias para se inspirar com essa técnica
Aprenda ainda mais sobre feltragem com o curso da Merapi
Conheça o curso online de Fadas Feltradas. Com ele você vai aprender tudo o que precisa para dominar a técnica de feltragem com agulha sem precisar sair de casa.
Conteúdo muito completo!
Boa noite ,
Gostaria de saber , como faz o corpinho articulado das bonecas de lã feltrada .
Pernas e braços
Grata .
Gostaria de encontrar cursos presenciais.
Oi Elizabete, tudo bem?
Infelizmente a Merapi não trabalha com cursos presenciais.
Att,
–
Carlos Guimarães
Editor de Conteúdo da Merapi
Olá! Vocês indicam sites para compra dos materiais necessários? Estou com um pouco de dificuldade!
Obrigada desde já!
Oi Samantha, busque por uma loja online chamada Ideias e Fios. Essa é uma loja bem completa com materiais para feltragem e eles enviam para todo o Brasil