A arte da feltragem é muito mais do que um trabalho manual, é uma terapia.
A arte da feltragem acontece de dentro para fora. Quando feltramos, expressamos tanto nossa alma quanto a natureza divina. Assim sendo, podemos encontrar cura em todos os níveis onde acreditávamos existir apenas uma atividade artesanal.
A princípio, conheci a feltragem através da Pedagogia Waldorf. No entanto a experiência de executar esta técnica é muito mais abrangente. Basta entrar em contato com a lã e as agulhas para se dar conta de que é algo encantador e milenar.
Alguns procuram na feltragem renda extra ou a possibilidade de trabalhar em casa. Porém, os benefícios que esta técnica oferece vão muito além disso. Compartilho neste post as mudanças incríveis que a arte da feltragem trouxe para a minha vida.
Leia também:
Feltragem: o que é, técnicas e materiais usadosGratidão e alegria
Quando vi imagens de feltragens pela primeira vez não fazia ideia de como era o processo. Contudo, ficava maravilhada com a beleza das peças que muitas vezes retratavam a natureza. De maneira idêntica, me encantei quando fiz a minha primeira fada e bola feltrada.
Conforme feltrava as primeiras peças, comecei a me dar conta dos milagres da vida assim como do ato de feltrar. O simples entrar e sair de uma agulha é capaz de esculpir a pura lã de carneiro. Cada elemento da natureza me fazia dar conta da beleza ao meu redor como se uma venda estivesse sendo retirada dos meus olhos e eu pudesse enxergar claramente.
Aos poucos o hábito de reclamar se transformou no hábito de agradecer. Desse modo, a arte da feltragem me trouxe a alegria de viver e o reconhecimento das dádivas ao meu redor.
Terapia e alívio do stress
Primeiramente, é bom ressaltar a minha situação quando adentrei na arte da feltragem. Eu vivia sozinha há um tempo com os filhos pequenos. Além disso, não tinha ajuda de terceiros, o que resultava numa carga alta de stress.
Surpreendentemente, a arte da feltragem funcionou como uma terapia para mim. Principalmente na questão do stress do dia-a-dia. Aquele momento de parar tudo e ter uma atividade especial e terapêutica para mim foi crucial. Sobretudo por tratar-se de uma técnica que utiliza elementos naturais. A lã tem propriedades curativas e calmantes como a lanolina, por exemplo.
Finalmente, posso mencionar quão curativo é o processo de criar uma peça, trabalhar com as cores e ver a peça pronta.
Concentração e criatividade
Com a correria do dia-a-dia não só o stress aumenta, mas também a concentração diminui. Ficamos acostumados a repetir as mesmas atividades sem o mínimo de atenção. Da mesma forma, eu estava sempre me sentindo esgotada mentalmente. Porém, assim que adentrei na arte da feltragem, comecei a sentir uma mudança de padrão.
Antes de tudo, eu estava me voltando para uma atividade nova e encantadora. Ao me concentrar para aprender a técnica, comecei a focar novamente no momento presente. Passei a perceber tudo de uma forma mais clara durante minhas outras atividades do dia. Assim, também adquiri uma facilidade permanente em me concentrar, decorrente da atividade criativa da feltragem.
Autoestima e confiança
Quando comecei a feltrar, duvidei muito da minha capacidade. Algumas imagens de feltragem na internet pareciam inatingíveis. No entanto, trata-se de uma técnica simples, que requer apenas começar. Quando começamos a entender o mecanismo da arte da feltragem, ganhamos confiança interior. De maneira idêntica, nossa autoestima cresce a cada vez que finalizamos uma peça. A criatividade que vamos adquirindo é um combustível para o amor próprio.
Criatividade e improviso
Muitas pessoas costumam se rotular como pouco criativas. Um ótimo benefício que a arte da feltragem pode trazer é justamente a criatividade. A habilidade de criar coisas novas se desenvolve naturalmente durante a execução da técnica. Ademais, aprendi a improvisar soluções que atendessem minha criatividade durante o trabalho. Tudo isso se refletiu na minha vida e na habilidade de lidar com os desafios que ela traz.
Aprender a feltrar para mim foi como nascer novamente. Sobretudo pelos benefícios psicológicos e emocionais que vieram junto com a arte da feltragem. Nunca é tarde ou cedo demais para investir no nosso próprio crescimento. Basta dar uma chance a si mesmo e deixar a imaginação criar asas.
Aprenda mais sobre a arte da feltragem
Aqui no blog tem vários conteúdos gratuitos para você conhecer melhor a arte da feltragem.
No entanto, caso queira aprender a feltrar passo a passo, conhecer os materiais, os fundamentos e apronfundar os seus conhecimentos na técnica, recomendo o curso de “Fadas Feltradas” aqui da Merapi. Tenho certeza que não vai se arrepender.
Lã e agulha na mão e bons estudos!
Estou encantada com a feltragem…
Oi Mariana, tudo bem?
Obrigado por acompanhar a Merapi.
😀
Att,
–
Carlos Guimarães
Editor de Conteúdo da Merapi