Potes de vidro e garrafa para o Natal

5 ideias de artesanato em vidro para o Natal

Muitos artesãos guardam potes e garrafas de vidro, mas não sabem o que fazer com esses materiais. Então, confira 5 inspirações de artesanato em vidro para o Natal que você pode fazer de modo rápido e prático.


O vidro é um material que está presente no nosso cotidiano, pois todos os dias são consumidos produtos que são armazenados em potes e garrafas de vidro. No entanto, após o consumo este material é descartado.

Nesse sentido, que tal utilizar estes potes e garrafas para fazer artesanato em vidro para o Natal? Ao reaproveitar materiais recicláveis como o vidro, você contribui um pouquinho com o meio ambiente, evitando o seu descarte no aterro. Além disso, esta é uma matéria prima para diversos trabalhos artesanais decorativos e utilitários.

 A fim de ajudar você, vamos sugerir 5 ideias de artesanato em vidro para o Natal que você pode fazer em casa.

1. Pote de vidro com decoupagem de azevinhos com guardanapo

Em síntese, a técnica de decoupagem é feita recortando e colando papéis decorados em um objeto. Em virtude de ser uma técnica simples e rápida, você pode aplicá-la para produzir artesanato em vidro para o Natal.

A primeira sugestão é um pote de vidro com decoupagem de azevinhos feita com guardanapo. Ao criar esta peça, você pode utilizá-la para decorar sua casa neste Natal.

2. Pote de vidro com stencil “Merry Christmas

Semelhantemente à decoupagem, a técnica de stencil é muito simples e rápida de ser aplicada. O stencil é um molde utilizado para aplicar desenhos e frases sobre uma superfície.

Desse modo, neste pote aplicamos o stencil contendo a frase “Merry Christmas” que significa Feliz Natal em inglês.

Artesanato em vidro para o Natal com stencil de Merry Christmas

3. Pote de vidro com decoupagem em papel

Com o intuito de transformar facilmente potes de vidro para o Natal, você também pode aplicar a técnica de decoupagem feita com papel comprado em lojas de materiais para artesanato. No entanto, se você encontrar alguma gravura na internet que esteja com boa resolução, é possível imprimi-la em papel couché fino de 90 g/m² para fazer esta técnica.

Esta peça também foi decorada com sisal, foi feito um chuvisco e a tampa foi pintada com a cor ouro.

4. Garrafa com transparência e fita de cetim

Assim como os potes, as garrafas de vidro também podem ser transformadas com o trabalho artesanal. Você pode enfeitá-las utilizando fitas de cetim e adesivo para criar uma transparência.

Além disso, você pode colocar um pisca pisca no interior da garrafa e através dessa transparência serão irradiadas as luzes, criando um efeito bonito.

Garrafas de vidro para o Natal

5. Pote de vidro com stencil e pátina

Por fim, uma última sugestão de como transformar potes de vidro é aplicando a técnica de pátina juntamente com o stencil. A pátina vai enriquecer a pintura do pote, deixando-o com aparência envelhecida.

Nesse sentido, utilizando um stencil de bolas de Natal foi possível criar um pote decorativo com um ar rústico que pode ser utilizado em vários ambientes.

Pote de vidro para o Natal com stencil de bolas

Gostou das ideias de artesanato em vidro para o Natal? Que tal aprender mais?

A preparação é uma etapa imprescindível à qualidade da pintura e acabamento. Está disponível para você aulas gratuitas que abordam o processo de preparo e pintura de fundo do vidro. Você vai aprender a pintar do jeito certo, de forma que não fiquem marcas de pincel e a tinta não descasque. Confira!

Sobre o autor