Neste tutorial você vai aprender a fazer um artesanato com tubo de papelão muito útil e decorativo: um porta guarda-chuvas. Espero que goste!:)
Primeiramente, é necessário esclarecer sobre qual tubo de papelão estamos nos referindo, pois existe uma variedade desse material com características distintas. Eventualmente alguns tubos são mais rígidos e outros menos. Além disso, existem tubos de papelão em diâmetros e comprimentos diferentes.
Devido a estas características tão diversas, não é difícil encontrar várias ideias de artesanato com tubo de papelão. No entanto, nesta aula, vamos usar um tubo de papelão descartado por uma gráfica. A sua parede é rígida e possui cerca de 1 cm de espessura.
Como esses tubos geralmente não tem fundo, o mesmo foi levado ao marceneiro para que se fixasse um compensado em sua base. Entretanto, caso você tenha habilidades e as ferramentas necessárias para cortar um compensado em formato circular, poderá fazer esta etapa em casa. Não se apegue a este detalhe, pois também ficará legal se você deixar a peça vazada.
Materiais:
- Pincel Chato n° 22;
- Trincha de Pelo Sintético de 2 ou 2,5 Polegadas;
- Rolo de Espuma de 5 cm;
- Lixa Grana 220;
- Cola Cascorez Extra Forte (Rótulo Azul)
- Tinta Látex Branco;
- Corante Líquido Azul (marca Xadrez é boa)*;
- Bandeja para Pintura ou Outro Recipiente para Tinta;
- Furadeira;
- Broca de 1,5 mm;
- Chave de Fenda ou Philips (compatível com os parafusos que você usar);
- 4 Parafusos;
- Tecido Chita;
- Pés (usei suporte para prateleiras de móveis planejados.
*Utilizei o corante para fazer uma tinta látex de cor azul.
O tutorial a seguir foi dividido em 12 passos. Siga-o atentamente, faça as anotações necessárias ou, se preferir, volte ao blog e acesse este post quando quiser. Vamos começar?
Passo 1. Passe uma demão de tinta branca
É muito importante passar uma ou duas demãos de tinta látex branca em todo tubo de papelão. Ao colar o tecido, ele ficará um transparente e a sua cor se misturará com a cor do papelão. Inegavelmente, se você não passar o fundo, o efeito não ficará bonito. Então, tenha paciência e deixe a peça uniformemente branca em sua parte interna e externa antes de prosseguir.
Passo 2. Pinte a parte interna do tubo de papelão
Na parte interna do tubo de papelão não será colado o tecido. No entanto, é necessário um acabamento bonito com a pintura. Para isso, observe a principal cor do tecido e a aplique na parte interna do tubo.
Dessa forma, neste tutorial será usada a cor azul claro. Então, pegue um recipitente, coloque um pouco de tinta látex branca e, aos poucos, adicione o corante líquido azul até a cor ficar azul claro semelhante ao azul do tecido.
Em seguida, aplique essa tinta com uma trincha, pois não é possível usar o rolo de espuma nesta parte.
Nesta peça foram aplicadas duas demãos de azul, porém, passe quantas demãos forem necessárias para deixar a cor uniforme.
Espere a tinta secar completamente antes de avançar para o passo 3.
Passo 3. Dilua a cola
A cola é muito viscosa para ser aplicada com o pincel. Então, é importante diluí-la para facilitar a aplicação.
Pegue um recipiente para colocar a cola. Em seguida, dilua-a na seguinte proporção: 7 colheres de cola para 3 colheres de água.
Passo 4. Aplique a cola
Com um pincel chato, aplique a cola por todo o comprimento da peça, porém, em uma pequena largura. A fim de que a cola não seque antes de você aplicar todo o tecido, não caia na tentação de aplicar a cola na peça inteira.
Passo 5. Cole o tecido no tubo de papelão
Uma vez que a cola foi aplicada, rapidamente cole o tecido sobre a mesma. Repita os passos 4 e 5 até cobrir completamente o tubo de papelão com o tecido.
Passo 6. Quando chegar na emenda…
Sem dúvida a emenda é a parte que traz mais questionamentos. No entanto, quando você chegar na emenda basta reforçar a aplicação da cola sobre o papelão e sobre o tecido. Você poderá fazer a emenda como se estivesse fazendo uma bainha no tecido.
Passo 7. Remova os excessos de tecido na parte superior e inferior
Depois que a etapa da emenda for resolvida, ficarão alguns excessos na parte superior e inferior do tubo. É provável que intuitivamente você pegue a tesoura para cortar. Mas, tenha consciência de que o acabamento não ficará legal.
Com o intuito de que se mantenha um bom acabamento e facilite o seu trabalho, aqui vai uma dica. Pegue a lixa 220 e lixe nas quinas do tecido até que ele seja cortado. Dessa forma, o recorte do tecido vai ficar rente ao tubo de papelão. Até para fazer artesanato com tubo de papelão exige técnica.
Passo 8. Passe mais cola nas quinas
Depois que os recortes com a lixa forem feitos, o tecido poderá se descolar um pouco na região próxima às quinas. Sendo assim, passe cola onde ele estiver se soltando.
Passo 9. Passe cola sobre o tecido
Em seguida, passe cola sobre o tecido para impermeabilizá-lo. Desse modo, você facilita a limpeza da peça e aumenta a sua durabilidade.
Passo 10. Faça 4 furos no fundo
Faça 4 furos no fundo da peça para parafusar os pés. Porém, se você não colocou fundo, não há necessidade de fazer esses furos e nem de colocar os pés.
Passo 11. Parafuse os pés
Em suma, a função dos pés é evitar que o fundo tenha contato com o chão, absorva umidade ou se suje. Então, parafuse os pés no fundo da peça.
Como foi mostrado na descrição dos materiais, foi utilizado como pés aqueles suportes de prateleiras de móveis planejados. Da mesma forma que os pés, fazem perfeitamente esta função e tem baixo custo.
Passo 12. Prontinho!
O seu artesanato com tubo de papelão está pronto! Quem diria que este material se transformaria em um lindo porta guarda-chuvas, não é mesmo? Agora basta escolher o melhor espaço da casa para colocá-lo. Certamente vai ficar lindo.
Gostou do artesanato com tubo de papelão? Que tal aprender outras técnicas de reaproveitamento?
Acesse o curso artesanato com reciclagem e tenha acesso a videoaulas completas sobre transformação de materiais em peças funcionais e decorativas. Além disso, obtenha o seu certificado após a conclusão do curso.
Amei, ficou bem simples a explicação.
Que bom que gostou! Se você fizer, mande fotos. Me dá muita alegria vê-las.
Ficou lindinho.
Que bom que gostou, Ângela.
Amei! Poderia também usar o papel. Muito linda e se pendurar no banheiro pode fazer um porta papel higiênico- deixando a imaginação correr solta, rsrs!
Claro! Você pode usar papel sim e colocar no lugar que você quiser.
Amei!!!!!
Muito obrigada por compartilhar!
Que bom! Eu que agradeço por estar aqui.
Ficou lindooooo… Amei!!!!
Que ótimo, Fatibal! Continue acompanhando os conteúdos.
Adorei!!! lindo e pratico…muito fácil!!
Que bom que gostou, Rita!
Adorei a idéia vou fazer uma igual !
Vou adorar ver as fotos.
Amei a técnica… super-fácil… e posso até utilizar para confeccionar outras utilidades e/ou móveis. Obrigada Renata!
Adorei
Lindo!!!! E muito útil. Gostei. Aproveito tbm alguma caixotes de fruta, plantas Pinto e forró c tecido fica muito bom. Parabéns vc faz maravilhas…..
Amei………
Gostaria de aprender restaurar portas de
Madeira lisa….tipo de quartos e banheiros
Obrigada