Feltragem a seco e feltragem molhada: entenda as diferenças

Você sabe as diferenças entre a feltragem molhada e a feltragem a seco? Apesar dessas duas técnicas darem origem a peças lindas de lã feltrada, os processos são diferentes em cada uma delas.


Embora a feltragem seja uma arte bastante ampla, ela é mais conhecida pela técnica molhada. Neste caso, utiliza-se água e sabão não só para criar objetos decorativos, vestuário e sapatos, mas também qualquer tipo de peça que seja possível feltrar com a lã do carneiro.

No entanto, também existe a feltragem a seco. Apesar de ser menos conhecida, é usada por artesãos ao redor de todo o mundo. Contudo, a lã é esculpida com a ajuda de uma ou mais agulhas de feltrar.

Para que fiquem claras as diferenças entre feltragem a seco e feltragem molhada, leia este artigo e entenda de uma vez por todas as características de cada técnica.

Feltragem a seco

A feltragem a seco é feita com a agulha, sem utilização de água nem sabão. Ainda assim, não existem linhas e costuras nesta técnica, tratando-se apenas do entrar e sair da agulha na lã cardada.

A agulha de feltragem a seco é em formato de L. Assim, torna-se possível apoiar o dedo na agulha para executar a técnica. Isso também possibilita o encaixe da agulha em ferramentas de trabalho, como a caneta para feltragem, por exemplo. Além disso, a terça parte inferior das agulhas possuem ranhuras angulares para que entre furando e volte tecendo a fibra da lã de carneiro.

As agulhas variam entre os tamanhos 32 a 42, sendo que quanto maior o número mais fina ela é. De forma geral, as agulhas mais grossas são para feltrar as partes mais espessas e as bases das peças. Por outro lado, as agulhas mais finas servem para fazer os detalhes e acabamentos.

Feltragem molhada

Na feltragem molhada utilizamos a água e o sabão para lubrificar e umidificar as fibras da lã, sendo necessário friccionar o material constantemente a fim de que a feltragem aconteça em toda a lã. Embora não existam limites para arte da feltragem molhada, esta técnica costuma ser muito usada para criar peças que ficam em contato com a pele como xales, mantas, casacos ou até mesmo sapatos, devido ao fato de ter um acabamento aveludado e uniforme.
Feltragem molhada

Vamos praticar?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre feltragem a seco e molhada, seria muito bom colocar as mãos na massa, não é mesmo? Para guiar você no início da aprendizagem dessa técnica, separamos uma videoaula bem curtinha para você assistir e praticar.

A bola feltrada é apropriada para o desenvolvimento motor e sensorial da criança na fase de engatinhar. Devido a sua textura e ao movimento a criança pode experimentar a riqueza de brincar com um brinquedo que não seja de plástico ou outro material sintético.

Então vamos por a mão na massa e praticar a técnica fazendo uma bola feltrada.

Não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo dizendo o que achou.

Sobre o autor

3 comentários em “Feltragem a seco e feltragem molhada: entenda as diferenças”

  1. Vou verificar se encontro o material na minha cidade, pois nunca vi, e tentar começar a partir do que assisti …depois quero fazer o curso das fadinhas, amei a técnica, acho linda!! obrigada por partilhar!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *