10 sugestões de decoração de latas para você se inspirar e fazer

O primeiro passo para a decoração de latas é escolher uma técnica. Conheça algumas técnicas que eu uso para transformar esses materiais em peças funcionais e decorativas.


O ano era 2010 e a minha neta estava fazendo um ano de idade. O primeiro ano de vida dela não foi nada fácil porque nasceu prematura e não mamou no peito da mãe. Por esse motivo, consumiu muito leite em pó e várias latinhas foram esvaziadas. Então, adivinhe qual foi a lembrancinha do primeiro aniversário dela? Foram as mesmas latas decoradas e cheias de materiais escolares e um caderno de colorir para crianças carentes que estavam presentes na festa.

Já havia feito alguns trabalhos de decoração de latas, mas confesso que eu mesma me surpreendi com o resultado porque não ficou parecendo que foi feito com material reciclável. O tema era “Moranguinho” e a foto dessa latinha está aqui nesta postagem. Além disso, trouxe outras 9 ideias para você se inspirar na decoração de latas e transformá-las em peças utilitárias que vão alegrar qualquer ambiente.

1. Decoração de lata com a técnica bauernmalerei, sisal e pintura rústica

Como trabalho principalmente com pintura, semanalmente descarto latas e galões de tinta. Quando decoradas, essas latas podem ser usadas como cachepôs ou porta objetos. Neta peça da foto, fiz uma pintura de fundo rústica e pintei a rosinha do bauernmalerei – conheça a técnica bauernmalerei. A alça foi revestida com sisal.
Decoração de latas com bauernmalerei

2. Decoração de latas em estilo provençal

Semelhantemente ao item anterior, decorei estas latas com a técnica bauernmalerei. Todavia, o objetivo era que ficasse mais delicada. Por isso pintei um fundo branco. Além disso, as alças foram revestidas com tecido.
Decoração de latas com bauernmalerei

3. Decoração de latas de milho ou ervilha com pintura e decoupagem

Para que ficasse com um bom acabamento, fiz uma pintura verde na parte interna dessas latas. Mas, para trazer uma alegria às peças, fiz decoupagem com figuras de plantas, poás e sombreados típicos da pintura country. Quando faço decoupagem, tenho o hábito de fazer o sombreado nas bordas das gravuras para dar um acabamento melhor.
Decoração de latas com decoupagem

4. Decoração de lata de tinta para porta mantimentos

Este conjunto de latas foi encomendado por uma cliente. Como você pode observar, foram coladas fotos da fazenda dela, pois foi o que ela pediu. Além disso, pintei alguns arabescos sobre as fotos para dar um charme e escrevi o nome do mantimento que ela iria colocar em cada lata para facilitar a identificação.
Decoração de latas com decoupagem

5. Pinturas simples em latinhas de extrato

Apesar de parecerem porta objetos, estas latinhas de extrato continham velas. Fiz uma pintura bem simples e diferentes cores de fundo. O puxador ficou em formato de alça e foi feito com uma fibra natural.
Decoração de latas com pintura

6. Mais opções com pintura bauernmalerei

Eventualmente surgem algumas promoções que chamam a atenção de quem gosta de transformar materiais recicláveis. Estas latas eram de uma edição especial de leite em pó. A embalagem era em formato de galão de leite. Já que não podia comprar um monte de leite em pó só para pegar a embalagem, pedi que algumas pessoas guardassem as latas para mim. Esse material me rendeu vários trabalhos.
Nesta foto, a pintura foi novamente o bauernmalerei. Fiz diferentes versões, umas com revestimento da alça em tecido outras com sisal.
Decoração de latas com bauernmalerei

7. Decoupagem em lata de milho

Para que fosse possível usar todas as partes da lata, não abri a tampa completamente. Deixei uma parte da tampa sem abrir para que pudesse dobrá-la e usá-la para fixar a peça na parede. Muita gente gosta desse trabalho. Apenas pintei o sombreado nas bordas da gravura, o “bem vindos” na tampa, alguns arabescos com uma cor azul bem delicada e um chapisco para dar uma aparência de antigo. Pode ser usada como cachepô.
Decoração de latas com decoupagem

8. Latas revestidas com tecido

Com o intuito de deixar as latas bem delicadas e com um acabamento mais fosco, revesti essas latas de leite em pó com tecido. Primeiramente, pintei a parte interna com tinta esmalte spray para dar um bom acabamento e colei o tecido na parte externa. A lata que fiz de lembrancinha para o aniversário da minha neta foi esta da direita.
Decoração de latas com tecido

9. Lata decorada com pintura country

Além de muito linda, é bem útil para quem não tem muito espaço nas gavetas do armário, pois pode ser usada para guardar as colheres de pau ou outros utensílios da cozinha. Para ficar com essa carinha de antiga, esta lata foi decorada com técnicas da pintura country. Também fiz uma decoupagem com uma figura de galinha, alguns sombreados, o chuvisco e o pesponto.
Decoração de latas em estilo country

10. Lata decorada com fuxico e stencil

Com a finalidade de agradar cada participante do chá de bebê da minha neta, fiz essa lembrancinha com lata de extrato de tomate. A ideia era que fosse usada como porta itens de costura. Além da pintura de poás e stencil, fixei um fuxico – que a minha sogra fez – na tampa. Assim fica bem fácil organizar  as agulhas pois basta espetá-las no fuxico. Já as linhas e outros materiais pequenos podem ser guardados dentro da lata.
Decoração de latas com poás

Conclusão

Vimos que é possível fazer a decoração de latas com diferentes técnicas: bauernmalerei, tecido, sisal, pintura, fuxico, stencil. Entretanto, estas são apenas algumas das técnicas que eu gosto de trabalhar. Como existem diversas outras maneiras para transformar essas latas, certamente não citei várias delas aqui. Se acaso você conheça alguma outra técnica bacana, escreva nos comentários.

Vamos botar as mãos na massa?

Para que você possa exercitar as suas habilidades manuais, separei uma videoaula gratuita, pela qual ensino você a decorar uma lata de milho passo a passo. Clique na imagem abaixo para aprender gratuitamente.

Sobre o autor

2 comentários em “10 sugestões de decoração de latas para você se inspirar e fazer”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *