O que é bauernmalerei: definição, história e exemplos de pintura

Você conhece o Bauernmalerei apenas por nome ou só viu algumas pinturas pela internet? Em seguida, aprenda um pouco mais sobre esta técnica.

Em síntese, a pintura bauernmalerei consiste em pinceladas únicas e sutis, aplicadas uma por vez. As delicadas flores e folhas desta técnica podem ser aplicadas em diversas peças, possibilitando decorar e renovar diferentes ambientes.

Neste post você vai poder explorar mais sobre o Bauernmalerei e descobrir que essa técnica está longe de ser um bicho de sete cabeças. Além disso, você vai ver alguns exemplos de aplicações desta técnica.

O que é Bauenmalerei?

Primeiramente, a palavra “Bauernmalerei” é de origem alemã e significa pintura campestre ou pintura camponesa.

Essa pintura foi empregada por agricultores para restaurar os móveis e as suas residências após os períodos de guerra, com o intuito de deixá-los semelhantes aos das famílias nobres da época. Contudo, como os recursos eram limitados, os camponeses expressavam na pintura os hábitos e o próprio ambiente em que viviam da maneira que conseguiam.

Todos podem pintar Bauenmalerei

Muitas pessoas pensam que para pintar bauer é necessário já ter experiência com pintura ou um dom para a arte. No entanto, isso está longe de ser verdade. Em síntese, basta você aprender e exercitar duas coisas e, provavelmente, já será capaz de pintar o bauer:

  1. Pinceladas simples em forma de vírgula ou de “S”. Geralmente os traços são feitos em pinceladas únicas e não são feitos retoques. Basta praticar um pouco as pinceladas para conseguir fazer uma pintura bem bonita;
  2. Uma das características bem marcantes da pintura é o uso excessivo da tinta branca. Em princípio, é aplicada por cima de outra cor ainda úmida. Sendo assim, os traços são feitos carregando uma única vez o pincel com as cores necessárias para a pincelada desejada. Você não precisa de conhecimentos aprofundados de luz e sombra para fazer isso.

10 exemplos de aplicação do Bauer

Visto que o bauenmalerei é uma pintura que você pode aplicar em diferentes peças, veja a seguir alguns exemplos usando essa técnica.

Latões de leite antigo

Os latões que foram utilizados para armazenar e transportar leite no passado, agora podem se tornarem lindas peças decorativas ao aplicar a pintura bauenmalerei. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados antes de executar a técnica sobre esses latões.

Latas

As latas depois de decoradas com bauenmalerei podem virar lindas peças e serem usadas como porta trecos, organizadores ou simplesmente compor a decoração de vários ambientes.

Porta pano de prato

Sem dúvida é possível organizar e decorar a sua cozinha com um porta pano de prato pintado com essa técnica.

Baldes

Os baldes de metal podem se transformar em charmosas peças decorativas após a aplicação da técnica bauenmalerei.

Porta joias em MDF

O MDF é muito versátil para se aplicar diversas técnicas de pintura. Dessa forma, você pode criar diferentes peças com esse material e decorá-las com a técnica bauenmalerei como, por exemplo, um lindo porta joias.

Conjunto de móveis

A fim de decorar todo o ambiente usando a técnica de bauenmalerei, você pode, por exemplo, pintar o conjunto de móveis da sua cozinha.

Filtro de barro

Que tal decorar o seu filtro de barro utilizando a pintura bauenmalerei? Com essa técnica você pode customizar o seu filtro e sofisticar a aparência da cerâmica. No entanto, não se esqueça que não é recomendado pintar filtros que ainda são utilizados.

Moringas

Até as moringas podem ser decoradas com a pintura bauer.

Cômoda

Assim como os móveis da cozinha, os móveis do quarto também podem receber essa pintura. Uma cômoda pintada com bauer pode deixar o ambiente ainda mais lindo e requintado.

Cabideiro

Você pode aplicar essa técnica em um cabideiro e, dessa forma, criar uma peça de decoração que pode ser útil para pendurar bolsas, casacos e chapéus.

Lamparina antiga

A técnica de bauernmalerei também pode ser útil para dar uma cara nova a peças antigas e transformá-las em lindas peças decorativas.

Outros Móveis

Enfim, você pode aplicar o bauer em qualquer móvel. Basta usar a sua imaginação.

Gostou de conhecer mais sobre a técnica bauernmalerei?

Não se esqueça de deixar um comentário aqui neste artigo.

Se você quer aprender como aplicar o bauernmalerei, acesse o curso gratuito de Introdução à Pintura Bauer e aprenda a pintar uma rosa com esta técnica.

Introdução à Pintura Bauer

Sobre o autor

9 comentários em “O que é bauernmalerei: definição, história e exemplos de pintura”

      1. Amei! Vi está técnica em casinhas na Polônia. É muito lindo. Mas, eu não imaginava que poderia ter fácil de fazer. Vou fazer o curso. Obrigada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *