10 dicas para quem está aprendendo a técnica de feltragem

Algumas dicas podem ajudar você a desenvolver habilidades com a técnica de feltragem.


Sempre que iniciamos uma atividade nova podemos nos sentir meio perdidos, ainda que tenhamos algumas facilidades. Com a técnica de feltragem não é diferente. Eventualmente, nos encontramos assim em meio a uma prática desconhecida por nós.

No entanto, existem alguns pontos relevantes que podem te ajudar muito nesse começo e que a maioria das pessoas descobrem somente após algum tempo de experiência. Podem parecer simples, mas são os pequenos detalhes que fazem a diferença no mundo do artesanato.

Portanto, confira aqui 10 dicas que ajudam muito quem está aprendendo a feltrar.

1. Comece pela fada feltrada

Fada da Maternidade - Técnica de Feltragem

É comum as pessoas buscarem feltrar objetos de casa, painéis e até mesmo animais como primeiras peças para aprendizagem. Contudo, a probabilidade de se frustrarem escolhendo uma peça mais complexa logo no início é grande. Pode até ser que você consiga feltrar qualquer tipo de objeto com apenas uma aula assistida. Porém, sentirá limitações quando for executar a técnica de feltragem novamente.

A fada feltrada é uma peça leve e básica, perfeita para quem está começando a aprender. Nela temos a circunferência da bola feltrada e a noção de dimensão a ser trabalhada em qualquer feltragem. Além disso, é uma peça mágica e ilimitada, que irá desenvolver sua criatividade de acordo com o nível de habilidade que você for adquirindo.

2. Use sempre um apoio como a espuma para fazer a técnica de feltragem

A feltragem é uma técnica muito simples, o que faz com que seja possível feltrar em diversas posições e lugares diferentes. Especialmente quem tem uma disposição artística costuma gostar de fazer arte de uma forma descontraída no chão ou na grama, por exemplo.

Assim sendo, é muito comum logo no início querermos feltrar sem nenhum apoio e até mesmo no colo. No entanto, o melhor é usar a espuma para feltragem, principalmente no começo da aprendizagem. Isso irá impedir você de se machucar com a agulha e também irá aumentar muito seu rendimento na técnica da feltragem.

3. A lã ideal é a corriedale

A lã para execução da técnica de feltragem é o material que mais encanta a todos. Ao nos depararmos com a lã de carneiro cardada, observamos seu cheiro, cores e texturas diferentes. Analogamente, nos sentimos tentados a querer trabalhar com a lã mais macia possível ao toque. É assim que muitas pessoas começam a executar seus trabalhos utilizando uma lã merino, que é bastante maleável. No entanto, se trata de uma lã extremamente macia e escorregadia, que vai dificultar muito seu aprendizado no início. O ideal para começar a aprender a feltrar é utilizar a lã corriedale, que é mais firme. Isso trará confiança e uma melhor desenvoltura para sua habilidade.

4. Faça bolas com a feltragem a seco e molhada

Um método interessante para agilizar seu aprendizado e adquirir noções de formato e dimensão, é fazer bolas feltradas de diferentes tamanhos. Você pode fazer algumas bolas utilizando a técnica de feltragem a seco e guardá-las para usar nas suas fadas. Além disso, você também pode fazer algumas bolas maiores utilizando a técnica da feltragem molhada.

Aqui na Merapi temos uma aula gratuita em que a Graça ensina passo a passo como feltrar uma bola de lã.

5. A agulha de feltragem é em formato de L

O formato da agulha para feltragem é único e específico. Sobretudo, sua parte superior em formato de L existe para facilitar a execução da técnica de feltragem. Tal anatomia permite que o artesão apoie o dedo indicador acima da agulha ao invés de apenas segurar pelas laterais. Dessa forma, é possível feltrar com mais segurança e de forma mais rápida e eficaz.

6. Tente não cortar a lã com tesoura

Em princípio, a lã cardada parece ter propriedades que são mágicas. A maneira com que as fibras se agrupam ao serem feltradas, assim como a cor e o cheiro, encantam nossos sentidos. De modo semelhante, a lã se desfia de uma maneira muito bela e delicada ao puxarmos uma parte contra a outra. É também por esse motivo que muitas artesãs da feltragem defendem a ideia de nunca utilizarem a tesoura para cortar a lã.

De fato, utilizar a tesoura pode na verdade atrapalhar o seu trabalho, visto que a tesoura marca a lã de uma forma não natural. Após cortar uma parte considerável de lã é preciso muitas agulhadas a fim de ajeitar a marca do corte da peça. Portanto, o ideal é sempre desfiar as fibras e deixar a tesoura apenas para pequenos acabamentos, quando extremamente necessários.

7. Abra a lã quando não estiver conseguindo separar uma parte da outra

Ainda dentro do assunto sobre desfiar a lã, ao invés de usar a tesoura, temos aqui uma observação muito importante para a técnica de feltragem. Um dos maiores motivos das pessoas tenderem a usarem a tesoura, é que não conseguem separar uma parte mais grossa de lã da outra. No entanto, não existe segredo nenhum para conseguir fazer isso. Quando precisar separar uma parte de lã da outra e encontrar dificuldade, basta abrir as fibras da lã com os dedos e puxar uma parte contra a outra.

8. É possível feltrar com mais agulhas ao mesmo tempo

Existe um instrumento para feltrar chamado caneta para feltragem. Inegavelmente, é uma ótima ajudante do artesão na técnica de feltragem. A caneta é um suporte para feltrar e, também, permite que mais de uma agulha seja encaixada para feltrar. Se você gosta de resultados rápidos pode facilmente se adaptar à caneta, seja para usar com uma ou mais agulhas. A saber, com uma agulha terá um suporte melhor para feltrar e com mais agulhas é possível feltrar muito mais rápido. Feltrar com três ou mais agulhas na caneta permite fazer a base de peças e bolas feltradas de forma muito mais eficaz, por exemplo.

9. Tenha em mãos um kit básico de lãs coloridas para a técnica de feltragem

Durante a experiência de começar a feltrar passamos pelo processo de ter a criatividade se despertando dentro de nós. É muito importante aproveitar esse momento para se desenvolver como artista da técnica de feltragem. Às vezes você poderá ter lampejos de projetos e peças que antes não havia imaginado. Poderá surgir uma vontade de inovar nas cores das suas fadas e nos modelos da vestimenta. Também, pode ser que você esteja sintonizada em criar desenhos novos nas suas bolas feltradas. Seja como for, é importante que você tenha disponível diferentes cores de lã para feltrar. Você pode adquirir kits de lã cardada que contém pequenas quantidades de cada cor para te atender da melhor forma possível.

10. Conecte-se com outros aprendizes que estão aprendendo a técnica de feltragem

É muito bom quando temos a oportunidade de compartilhar da arte de feltrar com outros praticantes. Ao trocar idéias, dúvidas e inspirações com os outros, é possível crescer muito como artesão. Ademais, quando ajudamos nas dúvidas e dificuldades das outras pessoas avançamos na técnica de feltragem e nos surpreendemos com nossas próprias habilidades.

Sobre o autor

4 comentários em “10 dicas para quem está aprendendo a técnica de feltragem”

    1. Oi Kica, tudo bem?

      Você fez as fadas? Depois conta aqui para nós!

      Obrigado por acompanhar a Merapi.
      😀

      Att,


      Carlos Guimarães
      Editor de Conteúdo da Merapi

    1. Oi Aurora, tudo bem?

      Que bom que gostou!
      Obrigado por acompanhar a Merapi.
      😀

      Att,


      Carlos Guimarães
      Editor de Conteúdo da Merapi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *