10 ideias de artesanato com bambu para você fazer em casa

Precisa de ideias de artesanato com bambu? Veja 10 inspirações e faça as suas próprias peças.


O artesanato com bambu traz inúmeras possibilidades de criação. Podemos encontrar peças que vão do rústico ao sofisticado. Ademais, é um trabalho que permite criar peças para si mesmo e para presentear os entes queridos. Também é uma ótima opção produzir peças para vender, visto que o resultado final encanta cada vez mais pessoas.

Assim sendo, reunimos aqui dez ideias de artesanato com bambu para você se inspirar e fazer em casa. Caso você nunca tenha trabalhado com bambu, todas essas peças são ensinadas passo a passo, no curso Utensílios e Peças Decorativas de Bambu.

1. Sino dos Ventos

Quem nunca viu e se encantou com o som de um sino dos ventos balançando ao ar livre ou próximo a uma janela? Aqui temos um artesanato com bambu versátil e muito belo, que pode ser usado não só em ambientes internos como também nos externos. Podemos encontrar sinos dos ventos nos mais diversos lugares, o que faz dele uma ótima opção para presentear ou decorar. Além disso, o som do sino dos ventos de bambu é muito especial. Trata-se de um som suave e relaxante que agrada os ouvidos até mesmo de quem gosta de silêncio.

2. Jogo Americano

Uma ótima peça de artesanato com bambu é a esteira para jogo americano. Sobretudo, por ser um item fácil e prático de fazer. Ademais, o jogo americano de bambu é um item belo que vai bem em qualquer cozinha ou decoração. O ideal é fazer várias peças para compor toda a mesa, seja para uso pessoal ou para presentear. O bambu na decoração é um elemento que nunca sai de uso. Portanto, você também pode produzir peças do jogo americano para vender.

3. Bandeja

Outra opção de artesanato com bambu usada na cozinha é a bandeja. A princípio, é uma peça um pouco mais elaborada do que o jogo americano. Contudo, não deixa de ser prática e de fácil execução. A bandeja traz um ar clean e natural para qualquer ambiente. Além disso, pode ser usada tanto na cozinha como simplesmente na decoração do ambiente.

4. Porta treco

artesanato-com-bambu-porta-treco

O porta treco de bambu é um utensílio prático e rápido de fazer. Ideal para o escritório ou até mesmo as atividades escolares das crianças. Antes de tudo, é uma peça básica do artesanato com bambu que pode ser usada tanto em cima da mesa quanto para levar na bolsa ou mochila. É um item de grande utilidade para todos, sendo uma ótima opção para presente.

5. Cachepô

Aqui temos um item que combina muito com bambu! Não há nada mais harmônico do que olhar para uma peça combinada com plantas e flores no artesanato com bambu. Assim sendo, o cachepô é o item ideal para aqueles que gostam da natureza ou querem presentear alguém que gosta. Sobretudo, quando o assunto é decorar ambientes, inclusive jardins. Alem disso, esta é mais uma peça de fácil venda e que agrada inúmeras pessoas.

6. Porta Chaves

Se você procura uma peça simples e mais rápida para começar a praticar as técnicas de artesanato com bambu, pode começar pelo porta chaves. Porquanto, é um item simples e rápido de fazer e que pode ser colocado em qualquer parede de sua preferência. Você também pode adaptar a peça para ser maior ou menor, para que você coloque mais ou menos chaves, de acordo com sua necessidade.

7. Fonte

A fonte é uma peça maravilhosa para se ter em qualquer ambiente. A princípio, é um objeto que traz o elemento água para perto de quem vive longe do mar, dos rios e das cachoeiras. Sendo assim, projeto da fonte é um dos mais belos no artesanato com bambu. No entanto, utilizamos outros materiais nele, como o recipiente de barro e uma bomba para aquário. Outro item importante são as pedras para jardinagem que irão decorar sua fonte. Uma vez reunidos os materiais é só colocar as mãos à obra!

8. Pegador de alimentos

Outro artesanato com bambu prático e rápido de fazer é o pegador de alimentos, especialmente para quem gosta de artefatos de cozinha. Você também pode fazer um pegador e dar de presente para aquela pessoa da família que gosta de cozinhar. O pegador de alimentos é um item ecológico e funcional para quem gosta de dar um ar mais rústico no momento da refeição.

9. Porta Incenso

O porta incenso é uma das peças mais conhecidas no artesanato com bambu, visto que este material combina muito com o ar místico que existe no ato de se acender um incenso. Aqui temos um item fácil de fazer e que fica bem em qualquer ambiente. Portanto, se você gosta de relaxar sentindo o aroma dos incensos, vai se satisfazer muito produzindo esta peça.

10. Banquinho

O banquinho de bambu é uma peça mais elaborada que vai agradar aqueles que gostariam de produzir um móvel básico de bambu. O modelo deste banco é chamado de “pescador” e é perfeito para decorar qualquer canto interior ou exterior da casa. Ademais, é um item leve que pode ser carregado para qualquer lugar.

Gostaria de aprender a fazer um artesanato com bambu?

Se você quer colocar a mão na massa e aprender, assista à aula em que o Thiago Caffaro ensina a fazer uma bandeja de bambu passo a passo.

Sobre o autor

3 comentários em “10 ideias de artesanato com bambu para você fazer em casa”

  1. adorei os trabalhos com bambus, sempre quis fazer artesanatos mas não tinha ideia de como e nem como começar, vendo essas belíssimos trabalhos essa antiga vontade despertou, agora queria saber o que faço para aprender essa arte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *