Curso de feltragem ou vídeos do youtube: qual é a melhor opção para aprender?

Já pensou em fazer um curso de feltragem? Além de um curso, existem outras opções para você desenvolver suas habilidades na feltragem. Confira algumas delas.


Muitas pessoas sentem a necessidade de começar uma atividade artística mas simplesmente não saem do lugar. Geralmente, isso acontece porque muitas delas não sentem confiança em investir tempo e dinheiro devido à incerteza de resultados. Contudo, é preciso apenas dar o primeiro passo com confiança e coragem.

Com o intuito de guiar você nos primeiros passos da aprendizagem da feltragem, vou listar algumas opções existentes, assim como as características de cada umas delas. Você decide qual é a melhor forma de aprender de acordo com o seu perfil, disponibilidade e nível de habilidade.

Tutoriais com imagens ou posts

Existem tutoriais disponíveis na internet que são apenas imagens indicando o passo a passo do trabalho de feltragem. Já outros aparecem como artigos ou postagens apresentando imagens seguidas de explicações acerca do trabalho.

Esses conteúdos são mais resumidos e geralmente visam atender pessoas que já sabem a técnica da feltragem. Apesar de não ser recomendado para quem está começando, é um bom começo para se familiarizar com os processos da feltragem.

Vídeos do Youtube

Há vídeos de tutoriais de feltragem disponíveis no youtube ou no vimeo. Os vídeos são melhores do que os posts que contém apenas imagens do processo e com ele você pode até se arriscar a fazer uma peça, caso tenha em mãos o material para feltrar. Entretanto, não são estruturados para a plena compreensão da técnica, mas sim para a aprendizagem de alguma peça específica.

Portanto, não atendem a necessidade da maioria das pessoas que procuram um curso de feltragem ou que pretendem aprender uma técnica com mais profundidade.

Curso de feltragem presencial ou workshops

Algumas pessoas preferem um curso de feltragem presencial ou workshops que algumas artesãs oferecem.  A vantagem dessa clássica forma de aprendizagem é que você terá um instrutor ao seu lado, pessoalmente, dando suporte. A desvantagem é que você não poderá controlar o tempo para sua aprendizagem ou aprender no seu próprio ritmo. Além disso, você deverá comparecer ao workshop na data e horário marcado e terá apenas um período determinado para entender a técnica.

Curso de feltragem online

Finalmente vamos abordar sobre uma das maneiras mais práticas e eficazes para aprender diversas técnicas, inclusive a feltragem. Um exemplo é o curso de feltragem online da Merapi chamado “Fadas Feltradas”. Através desse curso você aprende a técnica de feltragem com agulha, no conforto da sua casa e no seu tempo. Você pode aprender de qualquer lugar que tenha acesso a internet. O local e horários flexíveis são um ponto forte que atendem as mais diversas pessoas, já que muitas vezes elas tem vontade de aprender a técnica mas não dispõem de muito tempo.

Além disso, neste curso da Merapi você pode acessar cada aula quantas vezes achar necessário a fim de aprender a técnica e conta com o apoio da equipe de suporte em caso de problemas de acesso.

Conclusão

Como você viu, um curso de feltragem não é a única opção para se aperfeiçoar na técnica. Existem opções para diferentes perfis. Basta você escolher a opção de acordo com o seu perfil e os seus objetivos.

No entanto, caso queira aprender a feltrar passo a passo, conhecer os materiais, os fundamentos e apronfundar os seus conhecimentos na técnica, recomendo o curso de “Fadas Feltradas” aqui da Merapi. Tenho certeza que não vai se arrepender.

Lã e agulha na mão e bons estudos!

Curso de Feltragem

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *