Passo a passo: Transformando uma gaveta em um porta correspondências

Escrevi este tutorial para ajudá-la a fazer o seu próprio porta correspondências e porta chaves. Espero que goste!:)


Este passo a passo mostra como você poderá utilizar uma gaveta velha para fazer um porta correspondências e porta chaves semelhante ao da foto.

Como a gaveta que você vai utilizar certamente será diferente da minha, alguns materiais poderão variar. No entanto, segue a lista de materiais que eu utilizei para você ter uma base:

  • Pincel chato de pelo macio n° 22;
  • Rolo de espuma de 5 cm;
  • Raspilha ou faca (se necessário);
  • Folha de lixa grana 220;
  • Gesso ou massa acrílica;
  • Fundo branco fosco (se houver manchas);
  • Tinta látex branco;
  • Corante líquido azul (marca Xadrez é boa);
  • Corante líquido marrom;
  • Bandeja para pintura ou outro recipiente;
  • Thinner (se usar o fundo branco fosco);
  • Martelo e prego (se necessário);
  • Furadeira;
  • Broca de 2 mm;
  • Broca de 1.5 mm;
  • Chave de fenda ou Philips (compatível com os parafusos que você usar);
  • 4 parafusos;
  • Suporte triangular;
  • Stencil de sua preferência;
  • Esponja;
  • Estopa (se usar cera);
  • Cera em pasta incolor (Recomendo a marca Ingleza);
  • Verniz acrílico fosco.

Eu dividi este guia em 13 passos para facilitar para você. Então, vamos ao que interessa!

Passo 1. Remova as imperfeições

Verifique se a gaveta contém alguma imperfeição como lascas de madeira se soltando, farpas ou furos.

Geralmente as gavetas tem um puxador parafusado. Ao removê-lo, o furo permanece. Você deverá preenche-lo com uma massa de sua preferência. Neste caso eu utilizei o gesso.

Como você pode observar nas imagens, esta gaveta é revestida com uma fórmica branca e verde. Esse revestimento estava descascando em algumas partes, então acabei de remover essas partes que estavam se soltando com a ajuda de uma raspilha.

Passo 2. É hora de lixar

Após remover todas as imperfeições e a massa estiver seca, você terá que lixar a peça. Se ela tiver verniz ou revestimento de fórmica, uma lixa grana 220 é suficiente. O objetivo aqui é fosquear a gaveta, ou seja, remover o brilho. Isso faz com que a primeira demão de fundo tenha uma boa aderência e não descasque.

Fique atenta à presença de cera. Se a peça estiver encerada, será necessário raspilha-la para remover completamente a cera.

Passo 3. Verifique se não há nenhuma parte frouxa

Como a gaveta que você está reaproveitando é antiga, pode ser que alguma parte esteja frouxa. Verifique se isso ocorre com a sua peça. Na minha peça, o fundo de duratex estava se soltando. Martelei um preguinho de 20 mm para firmá-lo.

Passo 4. Aplique o fundo branco

Se você tiver certeza que a sua gaveta não entrou em contato com umidade e que não tem nenhuma mancha, poderá passar uma demão de tinta látex branco como fundo da peça.

No entanto, se você perceber que a sua peça contém manchas escuras ou que entrou em contato com umidade, será necessário aplicar uma demão de fundo branco fosco com uma trincha ou rolinho. Este produto é à base de solvente e, apesar de existir um produto à base de água no mercado, eu não recomendo utilizá-lo.

O fundo branco fosco serve para impermeabilizar a madeira e evitar o aparecimento de manchas na pintura. Depois utilizar esse produto, você precisará lavar os pincéis com thinner.

Passo 5. Aplique a cor principal


Após secar o fundo, pegue um rolinho de 5 cm e passe uma demão de tinta com a cor principal da sua peça. Eu preparei a cor azul a partir da tinta látex branco que utilizei como fundo. Para isso, acrescentei algumas gotas de corante líquido azul na tinta branca. Esse corante você encontra até em supermercados.

Nos cantinhos provavelmente você não vai conseguir pintar com o rolinho. Utilize um pincel de pelo macio tamanho 22 para fazer isso.

Passo 6. Aplique a segunda demão da cor principal

Após a secagem completa da primeira demão, aplique uma segunda demão. Com a tinta azul, precisei apenas de duas demãos. Porém isso depende da cor e da marca utilizada. A minha recomendação é sempre deixar secar bem cada demão e verificar se há alguma falha na pintura ou se há alguma parte que a tinta não cobriu bem.

Se mesmo após a segunda demão você não estiver satisfeita com a pintura, aplique uma terceira ou quarta demãos.

Passo 7. Fure a lateral

Pegue uma furadeira e uma broca de 2 mm. Faça furos na lateral da gaveta para fixar as madeiras da borda que vão impedir as correspondências de caírem. Como eu usei dois pedaços de madeira de uma cadeira velha que eu tinha aqui na minha oficina, eu fiz quatro furos (dois em cada lateral).

Passo 8. Encaixe e parafuse a borda

Aperte o parafuso através do furo lateral. O mesmo deverá fixar a madeira da borda.

Passo 9. Aplique a técnica de stencil

Separe um pouquinho de tinta látex branco em uma vasilha e acrescente corante líquido marrom para fazer uma tinta desta cor. Molhe uma esponjinha na tinta marrom, tire o excesso em um jornal e dê leves batidinhas com a esponjinha sobre o stencil desejado.

Passo 10. Aplique verniz ou cera

Para a peça ficar com um bom acabamento e com a pintura protegida, será necessário aplicar uma demão de verniz acrílico fosco ou cera em pasta incolor. Esse verniz é encontrado em lojas de materiais para artesanato e a cera em supermercados.

A aplicação da cera pode ser feita com uma estopa ou tecido de algodão e o verniz acrílico fosco deve ser passado com um pincel de pelo macio para não deixar marcas.

Passo 11. Faça alguns furos para os ganchinhos e para o suporte


Com uma furadeira e a broca de 1 mm, fure a parte dianteira e inferior da peça para colocarmos os ganchinhos que servirão para colocar chaves. Eu fiz 5 furos.

Na parte traseira da peça, encontre o ponto central da peça e marque com um lápis. Faça um furo neste ponto também.

Passo 12. Coloque os ganchinhos e o suporte


Rosqueie os ganchinhos e depois parafuse o suporte sobre a marcação que você fez com o lápis. Esse suporte poderá ser triangular ou no formato que preferir.

Passo 13. O que você achou?

Designed by Freepik

Conte-nos o que achou deste passo a passo. Você pode usar o espaço de comentários abaixo para isso. Caso você conheça alguém que possa se interessar por este conteúdo, compartilhe este conteúdo. Agradeço a sua colaboração. Fique de olho em novos conteúdos.

Até a próxima.

Sobre o autor

17 comentários em “Passo a passo: Transformando uma gaveta em um porta correspondências”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *