Espuma para feltragem: o que é e como usar

Você sabe qual é a função da espuma para feltragem? Ela vai reduzir as chances de você furar os seus dedinhos. Leia o artigo e entenda.


Quando ingressamos na arte da feltragem nos deparamos com materiais e ferramentas simples, porém desconhecidos para nós. Encontramos lã de carneiro de verdade, bem como agulhas diferentes das convencionais, através das quais não passa nenhuma linha. Também, descobrimos que precisamos de um suporte para apoiar e furar a lã de forma segura. Este suporte é a espuma para feltragem. Neste artigo você vai entender melhor para que ela serve.

Função da espuma

Em princípio, a espuma para feltragem tem a função de ser o apoio do trabalho. Enquanto executamos a técnica da feltragem, colocamos a lã sobre ela. Em seguida, pegamos a agulha para feltragem e furamos repetidamente a lã apoiada na espuma. Então, como você pode notar, a espuma permite que a agulha entre e saia da lã sem quebrar a sua ponta. Além disso, ela diminui os riscos do artesão furar os dedos, pois facilita o manuseio da agulha e da lã no momento da feltragem.

Caractéristicas da espuma

A espuma para feltragem nada mais é do que uma espuma sintética comum, dessas que são usadas no interior de colchões e sofás. Você pode comprar sua espuma em qualquer cor, conforme a disponibilidade.

Tamanho ideal da espuma

Primeiramente, é preciso saber qual tipo de feltragem você irá realizar,  já que a espuma está disponível no mercado em qualquer tamanho.

Assim sendo, usamos uma espuma quadrada de 16 x 16 cm para peças menores como fadas, gnomos ou animais. No caso de peças maiores, como um painel, por exemplo, também será necessário adquirir uma espuma maior.

Então, o ideal é adaptar o tamanho da espuma de acordo com seus projetos de feltragem.

Uso da espuma para feltragem

Espuma para feltragem
Espuma para feltragem encapada.

Não há segredo para usar a espuma para feltragem. Visto que ela é o suporte da lã, basta posicioná-la à sua frente da maneira mais confortável possível. Em seguida, coloque a lã em cima dela e comece a feltrar com a agulha. Você pode encapar sua espuma com algum tecido poroso, como uma redinha de algodão, por exemplo.

E se você não tiver a espuma?

Se você está começando a feltrar, já tem a agulha e a lã, mas ainda não possui a espuma, tenha muita calma porque não é o fim do mundo. Neste caso, basta improvisar com qualquer outro material, desde que seja bem macio. Contudo, é preciso verificar se a agulha para feltragem entra e sai livremente como ocorre quando é utilizada a espuma. E não se esqueça de adquirir uma espuma assim que possível.

Quer aprofundar os seus conhecimentos sobre os materiais usados na feltragem?

Acesse o “Guia de Materiais para Feltragem a Seco” e obtenha informações detalhadas sobre cada material usado na técnica.

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *