Artesanato com feltro e feltragem: você sabe as diferenças?

Você sabe as diferenças entre artesanato com feltro e feltragem? Descubra neste post!


O que vem à sua mente quando ouve a palavra feltragem? Você imediatamente começa a se lembrar daqueles bichinhos feitos de feltro? Assim como daquelas peças artesanais costuradas à mão?

Artesanato com feltro
Designed by Freepik

A técnica da feltragem se difere do artesanato com feltro por vários motivos. No entanto, as pessoas continuam confundindo uma com a outra, o que é muito plausível.  Então, vamos conhecer quais as diferenças e o motivo pelo qual são tão confundidas.

Feltro e feltragem

Em princípio, são duas palavras muito parecidas. Porém, vale ressaltar que “feltro” se refere tanto ao feltro sintético quanto ao feltro de lã natural. Enquanto a feltragem é o processo usado para transformar a lã do carneiro em uma peça feltrada, o feltro é um tipo de tecido já pronto.

Só para ilustrar, é através da feltragem que se obtém o feltro natural. Já o artesanato com feltro é realizado com o tecido de feltro já pronto. Ademais, a maioria dos artesanatos com feltro hoje em dia são feitos de feltro sintético e não natural.

Tecidos de feltro sintético

Como é feita a técnica da feltragem

A técnica da feltragem consiste em feltrar a lã de carneiro. O intuito da feltragem é obter uma peça artisticamente feltrada ou até mesmo o chamado feltro natural. Portanto, só é possível realizar a feltragem com pura lã natural de carneiro, pois a arte de feltrar consiste em esculpir a lã natural transformando-a em diversos tipos de peças. Dessa forma, utilizamos duas técnicas diferentes que são a feltragem a seco e a feltragem molhada.

No entanto, o artesanato com feltro consiste em montar os recortes de feltro para fazer as peças desejadas.

Diferenças entre as agulhas na feltragem e no artesanato com feltro

Uma das grandes diferenças entre os dois tipos de arte está justamente na agulha. A agulha para feltragem não tem nenhum orifício. Ela realiza o trabalho da feltragem apenas entrando e saindo constantemente da lã, sem nenhuma linha ou costura.

Em contrapartida, no artesanato com feltro são usadas linhas agulhas e até mesmo cola. O feltro é cortado e então costurado ou colado, formando a peça desejada.

Agulha comum utilizada no artesanato com feltro

Sobre o autor

1 comentário em “Artesanato com feltro e feltragem: você sabe as diferenças?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *