Lã para feltragem: o que você precisa saber para escolher

Você sabe a diferença entre lã para feltragem e feltro? Você conhece as características de cada tipo de lã? Descubra tudo nesse post.


Comumente há uma confusão quando se fala em feltragem. Isso acontece porque a palavra feltragem pode trazer a ideia de feltro, já que as palavras são parecidas uma com a outra. Entretanto, o que poucas pessoas sabem é que feltro se refere tanto ao feltro sintético, quanto ao feltro de lã.

Em princípio, a feltragem é o processo usado para transformar a lã do carneiro em feltro. Além disso, o nome é atribuído à arte de esculpir a lã e transformá-la em diferentes tipos de peças, com a técnica de feltragem a seco ou molhada. Portanto, difere-se bastante dos artesanatos de feltro sintético, que não utilizam lã.

Com o intuito de guiar você durante a escolha da lã para feltragem, este artigo tem o objetivo de apresentar as principais informações e características desse material.

Lã sintética e lã natural

Atualmente existem lãs sintéticas para vários fins artísticos e artesanais. No entanto, apenas a lã natural de carneiro possui as propriedades necessárias para a execução da técnica de feltragem.

Contudo, essa lã para feltragem será sempre uma lã cardada e natural.  Então, essa matéria-prima passa por poucos processos de beneficiamento, os quais são necessários para o seu manuseio artístico.

O caminho da lã até você

Primeiramente, os animais são tosquiados no verão, após o crescimento da sua lã durante as outras estações. Em seguida, a lã é retirada e submetida a um processo de lavagem. Esta etapa é importante para remover as impurezas e o excesso de sebo.

Após ser lavada, a lã é estendida até ficar completamente seca. Posteriormente ela será cardada industrialmente ou pela carda manual. As cardas desfiam e penteiam as fibras da lã para a mesma direção até que estas fiquem agrupadas e formem a lã para feltragem. Ademais, a cor da lã crua depende da espécie do carneiro e pode ser mais clara ou mais escura.

Lã para feltragem natural

A fim de se obter cores que não são naturais do pelo do carneiro, a lã passa pelo  tingimento. Então, as lãs cruas de tom mais claro são separadas e tingidas nas mais variadas cores.

Lã para feltragem colorida

Para cada fim, um tipo de lã para feltragem diferente

Antes de tudo é importante entender como uma lã para feltragem se difere da outra em textura e maleabilidade. Quanto mais frio for o lugar em que o carneiro foi criado, mais macia será a lã. Sendo assim, existem diferentes tipos de lã em conformidade com a diversidade de carneiros e ovelhas.

As lãs mais comuns para a realização da técnica são a corriedale e a merino, sendo que cada uma pode estar dividida em categorias mais finas e mais grossas. Só para exemplificar temos a “merino extra fina” e a “corriedale grossa”.

A lã merino é extremamente delicada, macia e maleável. Portanto é indicada para o artesão que pretende criar peças que entram em contato direto com a pele como sapatinhos, roupas, chapéus e mantas. Além disso, é a lã ideal para fazer detalhes em painéis ou móbiles.

Painel em feltragem

Por outro lado a lã corriedale é macia e maleável ao mesmo tempo em que tem uma consistência mais firme. Essa é uma lã perfeita para produzir uma variedade de objetos como bonecos, animais, peças de utilidade diversas, utensílios, móbiles e bases de painéis.

Vamos praticar um pouco?

Agora que você já conhece um pouco mais sobre feltragem, seria muito bom colocar as mãos na massa, não é mesmo? Para guiar você no início da aprendizagem dessa técnica, separamos uma videoaula bem curtinha para você assistir e praticar.

A bola feltrada é apropriada para o desenvolvimento motor e sensorial da criança na fase de engatinhar.  Devido a sua  textura e ao movimento a criança pode experimentar a riqueza de brincar com um brinquedo que não seja de plástico ou outro material sintético.

Então vamos por a mão na massa e praticar a técnica fazendo uma bola feltrada.

Não se esqueça de deixar um comentário aqui embaixo dizendo o que achou.

Sobre o autor

3 comentários em “Lã para feltragem: o que você precisa saber para escolher”

  1. Ir favor respondas as perguntas,onde comprar as lãs ,endereços.Acho muito difícil fazer o curso sem está informações,pois ainda não achei lugar nenhum para comprar.obg

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *