Feltragem é uma técnica que pode ser feita de duas formas distintas e requer poucos materiais. Entenda as diferenças entre elas e conheça os materiais utilizados.
A feltragem é uma técnica milenar que surgiu há aproximadamente 6.300 anos na Ásia. Embora tenha sido originada entre os povos nômades asiáticos, é utilizada em todo o mundo até os dias de hoje. Primordialmente, várias tribos utilizavam a técnicas para produzir artesanalmente os vestuários, tapetes, tecidos e artefatos.
Contudo, a feltragem é utilizada exclusivamente com a lã do carneiro. A técnica consiste em transformar a lã cardada em feltro, não apenas para produzir o tecido como também para criar objetos feltrados.
Feltragem seca e feltragem molhada
Existem dois tipos de feltragem. Porém, a mais conhecida é a molhada. Nesta modalidade as fibras naturais da lã são lubrificadas e friccionadas continuamente com água e sabão até serem feltradas.
Analogamente, a feltragem seca, também conhecida como feltragem com agulha, é usada para transformação da lã. Neste caso, a lã é feltrada com uma agulha própria para esta técnica. A entrada e saída da agulha na lã provoca o entrelaçamento das fibras, permitindo assim a transformação da lã em uma peça feltrada.
Materiais para feltragem
A feltragem é uma arte que não necessita de muitos materiais para ser feita. No entanto, os materiais utilizados são bem distintos em cada uma das técnicas.
Na feltragem molhada se utiliza apenas a lã, a água e o sabão. Algumas artesãs usam plástico bolha para friccionar ainda mais as fibras naturais da lã.
Nas peças feltradas a seco utilizamos uma espuma na qual apoiamos a lã, permitindo o manuseio da agulha com liberdade de movimento. Além disso, a lã utilizada é a lã cardada, e ela já vem pronta e tingida para o uso, sendo necessário apenas escolher as cores da peça. Outros materiais podem facilitar a prática, como ter uma tesourinha por perto e um alicate pequeno. Mas cuidado, porque a tesourinha é utilizada em situações muito específicas já que não é recomendado cortar a lã. Eventualmente, também são utilizados arames finos para fazer a estrutura de algumas peças.
Tipos de lã
Existem vários tipos de lã, cada uma com suas qualidades próprias. Quanto mais frio o lugar de produção dessa matéria-prima, mais macia será a lã do carneiro. Por isso, as lãs utilizadas geralmente vem da Europa e da Patagônia, apesar de existirem lãs de algumas regiões do Sul do Brasil.
Um vez que a origem e as características do material é conhecida, fica mais fácil escolher o tipo de lã. Antes de tudo você precisa saber o que vai feltrar, pois para feltrar objetos de decoração, bonecos e móbiles utilizamos a corriedale, que é uma lã macia, porém mais firme. Contudo, para feltrar tecidos, sapatinhos de crianças e roupas temos a lã merino que é extremamente macia e confortável ao toque.
Existem vários outros tipos de lãs, da mesma forma que existem diferentes tipos de carneiros. Então, podemos variar a escolha para criar as nossas peças. Não existe regra, apenas criatividade! Podemos, por exemplo, utilizar a lã merino para fazer móbiles e a corriedale para roupas, sem problema nenhum. Fica a critério do artesão qual lã usar durante a feltragem.
Agulhas para feltragem
Na feltragem a seco utilizamos agulhas de tamanhos diversos. Quanto menor o número, mais grossa é a agulha, e vice-versa. Esse material é encontrado nos tamanhos 19 (que é a mais grossa), 32, 36, 38, 40 e 42 (a mais fina). As agulhas mais grossas são para feltrar as partes maiores da peça e as mais finas para fazer os detalhes.
Aprenda mais sobre feltragem
Acesse a categoria de feltragem do blog para ver gratuitamente videoaulas, passo a passos e dicas sobre essa técnica.
Parabéns pelos esclarecimentos.
Para quem não sabe nada é o suficiente para se ter um norte.
Obrigado e abçs.
Que bom que gostou, Luciano.
A equipe da Merapi agradece.