Como pintar MDF sem deixar marcas de pincel?

Já se perguntou como pintar o MDF sem deixar aquelas marcas na peça? Confira aqui as principais dicas para um acabamento perfeito.


Se você gosta de fazer artesanato com MDF já deve ter se deparado com um dos principais desafios dessa arte. Quando se está no início do aprendizado é comum não se atentar a alguns detalhes. No entanto, assim que as primeiras peças são finalizadas, muitos artesãos ficam frustrados com as marcas de pincelada na pintura. Essa é uma dificuldade que a maioria das pessoas apresentam quando estão aprendendo a pintar o MDF. Aliás, você já se perguntou o que causa essas marcas no MDF? Aprenda tudo sobre como pintar o MDF sem deixar marcas com esse post basedo em dúvidas dos nossos alunos.

Porque a pintura no MDF às vezes fica marcada?

A princípio, existem alguns procedimentos na pintura do MDF que podem de fato deixar marcas nele. Primeiramente, é importante lembrar que a preparação da peça é fundamental para um acabamento perfeito. Contudo, mesmo seguindo passo a passo o processo de preparação, sua peça pode vir a ter marcas no final. Isso acontece porque existem outros fatores essenciais para os quais é preciso estar sempre atento. Um desses fatores é a forma de aplicação da tinta na superfície do MDF.

Qual pincel usar para pintar sem deixar marcas?

Como pintar mdf sem deixar marcas utilizando pincel?
Designed by Freepik

O pincel ideal é aquele de pelo macio. Em contrapartida, é comum utilizar pincéis mais baratos, de pelo sintético e com cerdas duras. No entanto, esse tipo de pincel deixa a pintura parecida com uma pátina de fundo , pois deixa as marcas das pinceladas bem visíveis. Sendo assim, use sempre o pincel chato de cerdas macias para não deixar essas marcas no MDF.

O rolo de espuma também é uma opção?

Outra maneira de garantir que o MDF não fique marcado é usando um rolinho de espuma na pintura. Porém, nos cantos das peças o rolinho não alcança completamente. Portanto, o ideal é pintar com o pincel e ir passando o rolinho por cima para ir tirando as possíveis marcas.

O compressor é realmente bom para pintar o MDF sem deixar nenhuma marca?

Finalmente chegamos na ferramenta mais precisa para não deixar marcas ao pintar seu MDF. Entretanto, é pouco conhecida no mundo do artesanato e pode ser que você nunca nem ter ouvido falar dela.  Trata-se do compressor de ar.

Juntamente com o compressor é utilizada uma pistola, a qual transforma a tinta em uma névoa. Com a finalidade de deixar a pintura com um acabamento perfeito e sem marcas, alguns artesãos que trabalham profissionalmente e com grande volume preferem usar esse equipamento.

Que tal aprender mais sobre pintura em MDF?

Agora você já sabe como pintar suas peças em MDF sem deixar marcas e com um acabamento impecável. Que tal aprender diferentes técnicas de pintura para fazer artesanatos em MDF?

Sobre o autor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *