Pintura bauer: como pintar as rosas e as folhas em uma caixa de MDF

Siga o passo a passo e aprenda como fazer a pintura bauer em uma caixa de MDF.


Uma vez que os riscos de bauer já foram transferidos para a peça, está na hora de fazer a pintura bauer.

Na pintura bauer é importante evitar retoques, desse modo, tente fazer as pinceladas de uma só vez. Portanto, deve-se considerar o tamanho do risco para escolher o tamanho adequado do pincel.

O passo a passo que você vai ver a seguir, também está disponível em formato de videoaula no curso gratuito Introdução à Pintura Bauer. Também está disponível neste curso o risco usado nesta caixa de mdf. Então, caso tenha interesse, acesse o curso e veja todas as aulas, que abordam os materiais utilizados, o risco e a pintura.

Passo 1. Hidrate as cerdas do pincel

Antes de iniciar a pintura bauer é importante hidratar as cerdas do pincel. Para isso, mergulhe-o em um copo com água e enxugue usando um pano macio.

Passo 2.  Pinte o miolo da flor

Pintura Bauer - Fazendo o miolo da rosa

Primeiramente, pinte o miolo da flor. Como vai ser aplicada a tinta preta, é preciso deixá-la secar antes de pintar as pétalas. Dessa forma não haverá o risco da cor preta se misturar com a cor da rosa e manchar a pintura.

Portanto, homogenize a tinta preta e separe-a em um prato ou em um godê. Em seguida, aplique a tinta de modo uniforme cobrindo todo o miolo da flor.

Passo 3. Pinte as folhas

Nesta aula, vai ser utilizado a tinta verde oliva e branca para pintar as folhas.

Assim como foi feito anteriormente, coloque um pouco de tinta em um recipiente. Para pintar as folhas, carregue o pincel com a tinta verde e aplique sobre o risco. Na pintura bauer é importante pressionar o pincel e soltar lentamente para fazer a ponta da vírgula. Quando você solta o pincel, a pincelada fica mais estreita, enquanto ao abaixar, a pincelada fica mais larga. Por esse motivo, é importante escolher o pincel adequado.

Pintura Bauer- Folhas

Logo após, retire o excesso de tinta verde do pincel e carregue-o com tinta branca (não há necessidade de lavar o pincel). Aplique a tinta branca sobre a verde ainda úmida, seguindo os mesmos passos, pressionando o pincel e soltando-o lentamente.

Passo 4. Pinte o corpo das rosas

Pintura Bauer - Pintando a rosa

A tinta usada para pintar as rosas foi a cor cerâmica. Já que a cor do fundo da peça é relativamente escura, é indicado passar uma primeira demão da cor cerâmica para preencher todas as pétalas e todo o corpo da rosa e aguardar a secagem. Se você não fizer isso, é possível que a cor do fundo apareça no corpo da rosa devido à transparência da tinta.

Após a secagem, carregue novamente o pincel com a cor cerâmica, dê uma segunda demão no corpo da rosa e, antes de secar, divida o corpo da rosa e as pétalas com a cor branca, criando um degradê. No centro da rosa, faça também algumas vírgulas bem definidas com o branco.

Em síntese as pinceladas do bauer se baseiam em um mesmo princípio, pressionar o pincel e ir soltando lentamente.

Passo 5. Faça vírgulas ao redor do miolo da flor

A fim de destacar o miolo da flor, faça uma vírgula de cada lado utilizando a tinta de cor branca.

Passo 6. Pinte as pétalas da flor

Conforme feito com o corpo da rosa, para pintar as pétalas basta preencher de modo uniforme utilizando a tinta cor cerâmica. Logo em seguida e antes da secagem, faça uma vírgula com a tinta branca.

É indicado fazer uma pétala de cada vez, pois, como informado anteriormente, as vírgulas da pintura bauer são feitas com a tinta ainda úmida.

Passo 7. Faça bolinhas no miolo da flor

Por fim, faça bolinhas no miolo usando a tinta branca. Para isso, você pode usar um pinta bolinhas, cabo de pincel ou uma ponta de caneta.

Seja qual for o utensílio escolhido por você, carregue-o sempre com a tinta branca para pintar cada bolinha. Pois, dessa forma, você vai obter bolinhas de tamanhos iguais.

Que tal aprender mais sobre a pintura bauer?

Gostou de aprender a pintar usando essa técnica? Assista todas às videoaulas do curso gratuito Introdução à Pintura Bauer para aprender a pintar este risco com a técnica bauernmalerei.

Introdução à Pintura Bauer

Sobre o autor