Como transferir os riscos de bauer para a peça

Primeiramente, antes de pintar as rosas e arabescos do bauer é preciso transferir os riscos para a peça. Veja a seguir como é feita a aplicação dos riscos de bauer antes da pintura.


O bauer é uma pintura que você pode aplicar em diferentes peças. Geralmente é feita em móveis e objetos de madeira. Portanto, basta usar a imaginação para criar diversas peças com essa técnica.

Mas, antes de iniciar a pintura, é necessário passar os riscos do bauernmalerei para peça a ser pintada. Esta etapa irá facilitar a pintura das flores e arabescos desta técnica. Desse modo, esse artigo vai mostrar passo a passo como fazer essa transferência do risco em uma caixa de mdf.

Passo 1. Prepare um molde da peça

Molde para Riscos de Bauer

Imagine a seguinte situação: você transfere o risco diretamente para a peça sem a utilização de um molde. Você transfere as flores, depois os arabescos e algumas folhas. Após terminar, você percebe que algumas flores ficaram mais para a esquerda do que você gostaria e que o risco ficou assimétrico. Essa situação se torna pior quando você percebe isso somente depois de pintar todo o risco.

Com o intuito de evitar esse tipo de problema, são feitos os moldes em papel vegetal no mesmo formato da superfície a ser pintada. Com ele você poderá compor o risco como quiser e terá a certeza de como ficará o alinhamento dos elementos do bauer na superfície. Para isso, pegue uma folha de papel vegetal e coloque-a sobre a peça. Em seguida, marque a sua medida com um carvão vegetal, grafite ou mesmo um giz de cera. Feito isso, recorte o seu molde de forma que o papel vegetal fique com o mesmo formato da superfície em que será pintado o bauer.

Passo 2. Centralize o risco

Centralizando os Riscos de Bauer para o Molde

Após preparar o molde, o segundo passo é centralizar o risco que será copiado para ele. Você pode fazer as medições com uma régua para encontrar o centro do papel. No entanto, segue uma sugestão bem prática que elimina a necessidade do uso da régua: 1) Dobre o seu molde de papel vegetal ao meio; 2) em seguida, dobre-o novamente. Assim que você desdobrar o seu molde, observará a presença de uma marca bem no centro do papel. A partir desta marca, você vai fazer as medidas necessárias para transferir os riscos do bauer de forma simétrica para o molde.

Achou confuso? Acesse a aula 3 o curso gratuito de Introdução à Pintura Bauer e veja todas essas etapas explicadas em vídeo.

Passo 3. Copie o risco para o molde

Copiando os Riscos de Bauer

Depois que você centralizou o molde sobre o risco desejado, basta copiá-lo.  Repare na figura que o centro do molde marcado pelos vincos verticais e horizontais no papel vegetal, coincidem com o centro do espaço entre as duas rosas. Isso fará com que o risco transferido para o papel vegetal fique simétrico.

Para copiar o risco, você pode usar um lápis. Copie todas as flores, arabescos e elementos que desejar e componha o seu risco da forma que pretende pintar na peça.

Passo 4. Transfira os riscos do bauer para a peça

Riscos de Bauer Copiados

Por fim, para transferir os riscos de bauer para peça você vai utilizar uma folha de carbono. Caso você não queira danificar o seu molde, basta cobri-lo com um plástico.

É indicado utilizar o carbono de coloração branca ou amarela. Pois, os carbonos mais escuros como o preto e o azul, podem manchar a pintura. A folha de carbono pode ser usada inteira ou se você preferir, pode recortar do mesmo tamanho que o seu molde.

Antes de passar o risco para a peça, é importante conferir se o carbono está do lado correto. Desse modo, você já pode transferir os riscos para sua peça usando um lápis ou caneta.

Gostou de aprender como transferir os riscos de bauer?

Afinal, gostou de aprender sobre essa etapa da pintura bauer? Não se esqueça de deixar um comentário aqui neste artigo.

No entanto, se você quer aprender mais sobre esta técnica, acesse o curso gratuito de Introdução à Pintura Bauer e aprenda a pintar uma rosa com a técnica bauernmalerei.

Sobre o autor

14 comentários em “Como transferir os riscos de bauer para a peça”

  1. Olá!
    Amo as pinturas da Renata. Estou muito feliz em estar acompanhando toda essa aula gratuita.
    Já imprimi o molde, mas estou tendo dificuldade em encontrar o papel carbono branco ou amarelo aqui na minha cidadezinha.
    Também não tenho as tintas acrílicas, somente PVA. Estou aguardando o salário pra adquirir algumas.
    Obrigada, Renata e equipe, por proporcionar essa belíssima aula para nós, que amamos Bauer.
    Abraço carinhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *