Pintura Bauer: como preparar um latão de leite antigo em 3 etapas

Se você pretende fazer a pintura bauer em um latão de leite antigo, vou mostrar como fazer a preparação adequada da peça e evitar problemas futuros.


Está cansada ou não está muito afim de ler? Pode deixar que eu leio para você.

Clique no play abaixo para escutar a leitura deste post:

Fazer aquilo que gostamos não significa fazer somente aquilo que queremos. Isso também vale para o artesanato, sobretudo para as etapas que vem antes da pintura. Eu digo isso porque já ouvi várias pessoas falando que odeiam preparar as peças, principalmente quando é preciso lixar. Eu não posso afirmar que me divirto lixando uma peça, mas não me importo muito em fazer esse trabalho. É justamente sobre esse assunto que vamos tratar nesse post: a preparação de um latão de leite de metal.

Como estamos lidando com um objeto antigo e que pode estar mais ou menos enferrujado, vou mostrar em 3 etapas o que eu faço para deixar os latões no estado ideal para fazer pintura bauer.

Você também poderá acessar o vídeo em que eu explico, na prática, a preparação de um latão de leite.

Porque é importante preparar a peça antes da pintura bauer?

A preparação do latão de leite deve ser feita com muito carinho. Essa etapa vai influenciar de forma significativa no resultado final do seu artesanato. Se mal feita, a peça poderá enferrujar, a tinta poderá não aderir bem, descascar ou até ficar pegajosa. Dessa forma, a durabilidade do seu trabalho será reduzida.

Se você vende seus artesanatos, o problema pode se tornar ainda maior. Seus clientes poderão ficar chateados ao comprarum produto de baixa qualidade. Além disso, você vai começar uma reputação ruim e ser reconhecida, porém, de forma negativa.

Ninguém quer que isso aconteça, não é mesmo?

Por isso eu vou mostrar como você pode deixar a sua peça tinindo e impedir todo esse transtorno. Para isso, vamos seguir as 3 etapas a seguir:

  1. Remover a ferrugem;
  2. Tapar furos;
  3. Aplicar o fundo.

Após essas três etapas, o seu latão de leite estará pronto para receber a pintura bauer.

Pátina com fundo e pintura bauer em latão de leite

1. Remover a ferrugem

Latões de leite de metal são peças antigas e que provavelmente já sofreram com a ação do tempo. Por isso, você poderá se deparar com a ferrugem, que vai fazer você pensar bem antes de começar a pintura. Mas isso não é motivo para você deixar de fazer o seu artesanato. Contudo, se a peça estiver mais ou menos enferrujada, você poderá prepará-la de formas diferentes.

Muita ferrugem

Quando a peça está muito enferrujada eu sempre a levo no jato de areia. Faço isso porque as chances de você lixar, lixar, lixar e não ficar boa para receber a pintura são grandes. Além disso, as empresas que fazem o jateamento costumam passar o primer para impedirenferruje novamente. Se eles não fizerem isso, você terá que fazer de qualquer forma.

Contudo, gostaria de deixar uma dica para que você não tenha nenhuma surpresa depois de levar a peça ao jato de areia. Observe se a peça que você pretende jatear não está sensível demais por causa da ferrugem. Muitas vezes a ferrugem já corroeu tanto a peça que algumas partes podem estar muito finas ou até com pequenos furos. Verifique se isso não está acontecendo com o seu latão de leite, pois se uma peça que já contém furos for jateada, poderá ser perfurada ou danificada ainda mais devido a pressão do jato de areia.

Pouca ferrugem

Se a peça estiver apenas com algumas partes enferrujadas, você conseguirá resolver o problema em casa mesmo. Para isso, basta lixar a peça com uma folha de lixa grana 220. Se quiser lixar a peça na água, para facilitar a remoção da ferrugem, terá que escolher uma lixa d’água. Mas se preferir lixar a seco, passe um pano após o lixamento, para remover a ferrugem que ficará solta.

2. Tapar furos

Se o latão já apresentar alguns furos provocados pela ferrugem ou por algum outro motivo, você poderá tapá-los. Para isso, poderá usar Durepoxi ou massa plástica. Leia bem as instruções desses produtos antes de aplicá-los e espere o tempo ideal de cura da massa, para depois lixar a parte que foi reparada.

Há também alguns casos extremos. Já peguei latões até sem fundo, nesse caso eu pedi para que o marceneiro cortasse uma madeira em formato circular, para substituir essa parte inferior da peça. Você também pode procurar um serralheiro e pedir para ele fazer essa parte debaixo em metal.

Latão de leite antigo, perfurado pela ferrugem. Após preparado vou fazer a pintura bauer.

3. Aplicar o fundo

Depois que você remover toda a ferrugem da peça e ela estiver bem seca – caso tenha optado por lixar embaixo d’água – deverá passar um fundo, para dificultar o aparecimento de ferrugem novamente.

Para isso, você poderá utilizar o primer. Além de impermeabilizar o objeto metálico, o primer faz com que a tinta tenha uma boa aderência e não descasque facilmente. Você já viu artesanatos que qualquer esbarrão é suficiente para descascar a tinta? No entanto, há o primer a base de água e o primer a base de solvente orgânico. Para você não ficar confusa na hora de escolher qual desses dois usar, eu vou fazer uma breve descrição sobre cada um deles e facilitar a sua decisão.

Primer à base de água

O primer à base de água é encontrado em lojas de materiais para artesanato, e pode ser aplicado diretamente na peça com uma trincha ou pincel de pelo macio, sem diluição. Geralmente eu uso em peças pequenas pela facilidade de trabalhar com esse produto. No entanto, para utilizá-lo em um latão de 50 litros, por exemplo, pode ser necessário um vidro inteiro desse produto. Se o seu objetivo é vender o latão, isso poderá encarecer muito para o seu cliente.

Primer à base desolvente orgânico

O primer à base de solvente orgânico, geralmente é encontrado em lojas de tintas ou materiais para construção. Esse produto é diluído em thinner nas proporções descritas na embalagem. A aplicação pode ser feita com trincha, pincel ou compressor. Você deverá se proteger de maneira adequada, com luva e máscara, pois é um produto um pouco mais forte. Além disso, todos os materiais deverão ser lavados com thinner e secos com uma estopa ou tecido de algodão. Eu uso esse primer em peças grandes porque o custo é bem inferior ao do primer à base de água, porém, é um pouco mais difícil de trabalhar com ele.

Há também a opção de usar o primer em spray, que também é à base de solvente orgânico. Porém esse produto é o mais caro de todos e eu recomendo para peças pequenas.

Conclusão

Eu mostrei aqui como eu preparo uma peça antes de fazer a pintura bauer, uma pátina, decoupagem ou qualquer outra técnica. No entanto, a nossa criatividade não tem limites e dependendo do resultado que você deseja, poderá preparar de uma forma diferente ou até não preparar. Por exemplo: Você poderá optar por preservar as “imperfeições” do latão, as quais eu chamo de marcas do tempo. Essas imperfeições mostram que esse objeto tem uma história, a qual pode ser contada por meio de cada amassado, furo ou arranhado. Eu mantenho essas marcas, principalmente, quando o latão de leite é de uma cliente e traz recordações de uma época passada. Então, antes de perder tempo tentando tapar cada furinho ou desamassar todo o latão, pergunte para a sua cliente se ela realmente quer isso.

Na etapa de remoção da ferrugem, existe a possibilidade de você usar vinagre ou limão para ajudar. Porém, como um latão de leite é uma peça grande, pode ser difícil removê-la dessa forma.

Após fazer o preparo adequado da peça, é só escolher o risco de bauer ou uma outra técnica do seu gosto.

Quer ver como preparar um latão de leite na prática?

Se você está realmente interessada em pintar um latão de leite, mas ainda se sente insegura sobre como fazer isso, acesse a aula gratuita onde mosto como fazer isso. Nesta aula mostro passo a passo como preparar um latão de leite para a pintura bauer.

Clique na imagem abaixo para acessar o conteúdo.

Latão de leite sem Pintura

Sobre o autor

3 comentários em “Pintura Bauer: como preparar um latão de leite antigo em 3 etapas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *