Feltragem com agulha: 12 ideias para se inspirar com essa técnica

Com a técnica de feltragem com agulha é possível fazer uma diversidade de peças com a lã. Inspire-se com as ideias desse post.


A feltragem é uma técnica antiga que pode ser feita com agulha ou com água e sabão. Apesar de apresentarem diferenças nos processos e materiais utilizados, ambos visam o emaranhamento da lã.

No caso da técnica da feltragem com agulha é possível fazer uma variedade encantadora de peças e criações. Afinal, podem surgir criaturas mágicas, animais para acompanhar a brincadeira das crianças, móbiles que decoram e trazem harmonia ao ambiente. Neste post você vai ver 12 ideias inspiradoras para fazer com essa técnica.

1. Fada das Flores

Fada - Feltragem com Agulha

Primeiramente, apresento uma das peças favoritas no universo da feltragem: a fada das flores. Ela é alegre, colorida e simboliza a felicidade. No entanto, pode ser feita de várias formas e diferentes cores, dependendo da criatividade do artesão. Ademais, pode ser usada para decorar diversos ambientes. Você pode presentear adultos e crianças, levando sempre uma mensagem de otimismo e alegria.

2. Anjo feltrado

Outras peças feitas com a feltragem com agulha são os anjos. Eles são seres que trazem luz e proteção por onde passam. Além disso, enfeitam casas, quartos de crianças e são ótimas opções para presentear os entes queridos. Contudo, é possível usar a criatividade e criar peças cheias de significado mudando as cores das asas ou da vestimenta do seu anjo. Só para exemplificar, o verde traz esperança, o branco a paz, o rosa o amor, e assim por diante.

3. Fada da prosperidade

Essa é uma fada que encanta os olhos. Dessa forma, é um ótimo presente para as mães, avós e mulheres em geral, essa fadinha simboliza abundância e prosperidade. Ela pode ser colocada na cozinha para trazer boas vibrações e fartura para o lar. Além disso, é uma fada cheia de vida, portanto o ideal é utilizar as cores da natureza para criar essa peça. Com uma agulha fina você pode fazer várias frutas, verduras e flores saindo da cornucópia e se espalhando ao redor. Afinal, quanto mais elementos naturais melhor!

4. Gnomo da sorte

Anões em Feltragem a seco

Os gnomos estão presentes no imaginário das crianças. Os contos de fada e diversas culturas os apontam como seres que trazem sorte e fartura para o lar. Acima de tudo, carregam o significado da prosperidade.  Ademais, são muito usados em escritórios e ambientes de trabalho como peças decorativas. Você pode variar as cores da roupa, do cabelo e da barba como preferir. Todavia, é importante lembrar que os tons terrosos devem estar sempre presentes compondo alguma parte do seu gnomo. A feltragem com agulha é que dá a rigidez dos corpos do gnomos.

5. Sol feltrado

Sol em Feltragem

O sol é um elemento da natureza que representa o dia, o verão, a luz e o calor. Da mesma forma que ele pode ser usado como peça decorativa, também é uma ótima feltragem para as crianças. Eventualmente usa-se o sol em escolas e no ambiente familiar para representar os momentos solares do tempo. Você pode feltrar esta peça no tamanho que preferir e usando tons tanto avermelhados quanto amarelos.

6. Raposa da floresta

Raposa em Feltragem

Esta é uma peça feltrada que dá asas à imaginação de adultos e crianças. A raposa é um ser ágil e astuto que habita as florestas. Além disso, está presente em diversos contos e histórias como o Pequeno Príncipe e a Menina da Lanterna. Você pode fazer a raposa acompanhada de outros animais ou até mesmo criar um ambiente de natureza ao redor dela.

7. Bruxinha do Bem

Bruxinha em Feltragem

As bruxinhas habitam o mesmo mundo encantado das fadas e dos gnomos. Elas vem para trazer muita transformação e energia positiva. Você pode variar nas cores e fazer bruxinhas variadas. No entanto, é importante não esquecer do chapéu e da vassoura que caracterizam as bruxas no geral. É uma ótima opção para usar como decoração na época do Halloween.

8. Menina da Lanterna

Menina da Lanterna em Feltragem

Aqui a ideia é feltrar personagens de histórias e contos de fadas. A princípio este é um conto que agrada muito as meninas. No entanto, é uma ótima opção para presentear qualquer criança e para compor a hora da história. A menina da lanterna é cheia de coragem e leva a luz para onde está escuro. Você pode feltrar os animais que acompanham o conto se preferir.

9. Nils Holgersson

Nils Holgersson

Continuando com o tema das histórias, este é o conto sobre um garoto que maltratava os animais. Um belo dia foi transformado em duende e voou pela Suécia nas costas de um ganso. Foi assim que conheceu todos os animais e a geografia do país. Nesse ínterim, ao retornar para casa, Nils havia aprendido a cuidar da natureza e a proteger os animais. É uma feltragem muito querida para os meninos. Ademais, também é usada na contação de histórias seja em casa ou na escola.

10. Painel Feltrado

Painel em Feltragem

Os painéis são como pinturas feltradas ou obras de arte para serem dispostas pelo ambiente, seja em portas ou paredes. Dessa forma você pode feltrar qualquer imagem que a criatividade mandar. Desde paisagens da natureza até cenários de crianças e famílias reunidas, tudo é possível nos painéis feltrados. É uma ótima opção para presentear e decorar. Só para ilustrar, o painel da foto representa uma criança com seu anjo da guarda. Assim sendo é perfeito para compor a decoração do quarto dos pequenos.

11. Presépio Feltrado

Os presépios carregam a magia do Natal. Símbolo do amor, da paz e da compaixão, esta composição feltrada agrada os olhos da família inteira. Dessa forma, é uma ótima opção para se feltrar nos dias que precedem o Natal. Você pode não apenas feltrar as peças da foto como também fazer mais animais. Outra ideia é feltrar apenas a Sagrada Família.

12. Móbile de fadas

Móbile de Fadas em Feltragem

Aqui temos uma peça maravilhosa e muito simples de fazer. O móbile de fadas traz leveza e beleza a qualquer lugar, e agrada a todos. Não só adultos amam usar esse móbile em suas casas, mas também as crianças se encantam com ele. Similarmente, os bebês se alegram ao ver o objeto gracioso pendurado no berço. Para fazer este móbile basta feltrar duas ou mais fadinhas, e as posicionar de forma equilibrada na peça. Você pode fazer a sustentação das fadas com guirlanda de cipó, bastidor de bordado ou outro suporte de sua preferência.

Sobre o autor

2 comentários em “Feltragem com agulha: 12 ideias para se inspirar com essa técnica”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *