Artesanato em Madeira: 10 ideias para transformação de gavetas

Separei para você algumas ideias de artesanato em madeira que eu já fiz que podem economizar recursos da natureza e do seu bolso. O sétimo é o meu favorito.


Está cansada ou não está muito afim de ler? Pode deixar que eu leio para você.

Clique no play  abaixo para escutar a leitura deste post:

“A cabeça pensa onde os pés pisam”. Esta frase de Paulo Freire quer dizer que a interpretação que fazemos do mundo depende do ambiente em que estamos inseridos, das pessoas com quem relacionamos e do que fazemos.

Vou dar um exemplo bem simples. Quando saio com meu filho – que é da área de ciências agrárias – enxergamos coisas completamente diferentes na rua. Enquanto ele vê as espécies de árvores e os diferentes tipos de solos, eu vejo as caçambas cheias de peças de madeira que podem ser reaproveitadas e os cacarecos deixados nas portas das casas. Se você já faz artesanato e gosta de reaproveitar materiais, talvez você também enxergue o mundo como eu.

Eu reaproveito diferentes tipos de materiais que já não servem mais para outras pessoas. No entanto, gosto mesmo é de trabalhar com artesanato em madeira. E não é difícil achar uma peça de madeira boa jogada em caçambas. Encontro gavetas, camas, janelas antigas, portas e até armários. Tudo isso é matéria prima para um belo artesanato.

Sem querer, formei até uma “rede de olheiros” que me ligam sempre que veem alguma peça com potencial de ser transformada. Frequentemente alguma cliente, amigos ou parentes ligam e dizem: “Renata, vi uma peça de madeira em tal rua que eu acho que pode ter serventia para você. ”

Um fato interessante é que muitas dessas pessoas não acreditavam que peças tão danificadas poderiam virar artesanatos úteis e bonitos. Contudo, ao verem as suas próprias peças transformadas, mudaram completamente a forma de enxergar esses cacarecos.

Se você pensa que reaproveitamento não é uma boa ideia, vou tentar provar o contrário. Separei para este post, 10 artesanatos em madeira que eu fiz reutilizando gavetas que foram encontradas no lixo. A peça de número 7 é uma das minhas preferidas.

1. Armarinho do chá

Este artesanato em madeira pode ser colocado na cozinha para guardar as xícaras, pires, bules e caixinhas de chá. As peças ficam bem organizadas e fáceis de serem utilizadas naqueles momentos em que recebemos uma visita querida.
Repare que coloquei uma divisória no centro da gaveta para fazer uma prateleira e vários ganchos na parte de baixo para pendurar as xícaras.

Técnicas aplicadas: pátina e bauernmalerei.

2. Bandeja

Esta bandeja foi feita com uma gaveta de escrivaninha. Como eu queria deixa-la com um estilo mais rústico apliquei uma técnica de pátina e coloquei duas ferraduras para fazerem a função das alças. Se quiser, você pode fazer uma decoupagem no fundo que fica legal também. Assim, esta peça pode ser transformada em um quadro decorativo quando não estiver em uso.

Técnica aplicada: pátina.

3. Porta correspondência

Este é um artesanato em madeira que gosto muito de fazer. E se você quer tirar uma renda extra dessa atividade, esta é uma peça que vende muito bem.

Essa borda que coloquei para a correspondência não cair, foi feita com madeira do encosto de uma cadeira que estava aos pedaços. Para deixar a peça multifuncional, acrescentei ganchos para colocar chaves.

Técnicas aplicadas: pátina e stencil.

4. Porta chaves

Este porta-chaves é bem decorativo. O “lar doce lar” e as flores são feitos de MDF e eu os comprei em loja de materiais para artesanato. Os vasinhos foram feitos por uma amiga que trabalha com cerâmica: a Tetê.

Técnicas aplicadas: bauernmalerei e pátina.

5. Armarinho multifuncional

Acredite se quiser: esse armarinho também foi feito com gaveta. No entanto, precisei acrescentar algumas partes para que que ele ficasse desse jeito.

O detalhe na parte superior é uma plaquinha de MDF que o marceneiro cortou para mim. Ela deixa a peça mais robusta e com uma cara mais antiguinha. Também acrescentei dobradiças, portinhas, puxadores que já tinha aqui e divisórias internas.

Técnicas aplicadas: bauernmalerei e pátina.

6. Quadro decorativo

Este quadro é bem simples e decorativo. Neste artesanato em madeira eu utilizei também a técnica de pátina. Porém, senti que precisava de mais cores. Então escolhi uma figura bem bonita para fazer decoupagem.

Um fato curioso é que uma cliente ao ver esta peça na minha oficina, já queria levá-la para casa. No entanto, era uma encomenda e, por esse motivo, eu não poderia vender para ela. Então tive que fazer uma réplica deste quadrinho.

Técnicas aplicadas: pátina e decoupagem.

7. Armarinho com porta papel toalha

Outro armarinho bem rústico para a cozinha. Também coloquei portinha, puxador e prateleiras. Mas o que mais chama atenção aqui é a tela na portinha. Essa tela faz um verdadeiro sucesso.

Técnicas aplicadas: pátina e decoupagem.

8. Porta temperos

Este artesanato em madeira pode ser utilizado como porta temperos na cozinha. Aqui eu também coloquei prateleiras e um detalhe em madeira na parte superior da peça.

Técnica aplicada: bauernmalerei.

9. Oratório

Este oratório sofreu uma grande transformação com a ajuda do marceneiro. Além da adição das portas e do detalhe de madeira na parte superior, foi adicionada outra gavetinha na parte inferior. Essa gavetinha é bem útil para colocar os tercinhos.

Técnica aplicada: pátina, bauernmalerei e técnica barroca em gesso.

10. Porta jóias

Estas gavetas já pertenceram há uma máquina de costura. Pedi para que o marceneiro fizesse a parte externa e transformei-as em um porta jóias. Mas você pode usar para o que quiser! Inclusive guardar linhas, agulhas e materiais de costura.

Técnica aplicada: bauernmalerei.

Conclusão

Eu trouxe neste post várias ideias para o reaproveitamento de uma gaveta. Algumas são mais elaboradas, outras mais simples.

Agora pense no seguinte: se podemos criar tantos artesanatos com gavetas, imagine a infinidade de produtos que podemos criar com outros objetos que são descartados?

Se você também já transformou alguma gaveta em um artesanato diferente do que foi mostrado nesse post, escreva nos comentários abaixo o que você criou. Se você leu este post e teve alguma ideia, comente aí também. Esse canal é para interagirmos.

Vamos botar as mãos na massa e fazer um artesanato em madeira?

Se eu consegui convencê-la de que o reaproveitamento de madeira pode ser uma boa ideia, vou disponibilizar para você o passo a passo por escrito do item número 3.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo.

Sobre o autor

12 comentários em “Artesanato em Madeira: 10 ideias para transformação de gavetas”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *