Latão de leite: 5 motivos para você começar a pintar um

Um latão de leite pintado fica bem em qualquer ambiente. Se isso não é suficiente para você começar a pôr a mão na massa, eu vou lhe dar 5 motivos e tentar convencê-la disso.


Está cansada ou não está muito afim de ler? Pode deixar que eu leio para você.

Clique no play  abaixo para escutar a leitura deste post:

Você se lembra daquele latão de leite antigo? Se sim, provavelmente também virão à sua cabeça, aqueles velhos caminhões – geralmente um Ford F-4000 – que coletavam os latões cheios de leite nas fazendas. Também eram nesses caminhões que esses latões amassavam ao chocar-se uns contra os outros quando o veículo passava em algum buraco da estrada de terra.

Talvez você conheça na sua região como leiteira, galão de leite ou vasilhame. Aqui na minha cidade, que fica no pontal do Triângulo Mineiro, eu conheço como latão de leite mesmo.

Se não se lembra de nada disso, talvez seja porque você é mais jovem ou é de um município mais urbanizado. Mas como você deve imaginar, esses latões eram utilizados para transportar leite da fazenda até o local de beneficiamento, onde ele iria se transformar em outros produtos. No entanto, com o tempo eles foram substituídos por materiais mais seguros e foram descartados.

Como artesã enxerga oportunidade em todo tipo de coisa velha, o latão não ficou de fora dessa. Ele entrou na nossa lista de cacarecos que podem ser transformados em artigos de decoração. Quando pintei o meu primeiro latão, o qual era da fazenda de uma cliente, me apaixonei por isso.

Preciso confessar uma coisa. Gostei tanto dessa ideia que acabei com uma sala cheia de latões de leite de vários tamanhos, alguns bem enferrujados e outros não. Mas isso também é obra do meu marido, que gosta de antiguidades e quase ficou maluco quando eu disse que o laticínio ia descartar vários latões no ferro velho. Em vez disso, em uma F-4000, à moda antiga, foram descartados aqui no meu ateliê.

Amo minha poupancinha de latões e quando as encomendas me deixam respirar um pouco, eu pego um latãozinho e pinto só por diversão. Neste post, vou dar 5 motivos para você aventurar-se a pintar um latão de leite.

1. O planeta agradece

Diante dos meus olhos não posso ver um material tão bom e que rende artesanatos tão belos ir parar no lixo. Isso já é um ótimo motivo para pintar um latão! Mas há outros.

Quando você reutiliza um latão de leite você dá outra utilidade ao material, aumenta a vida útil dele e impede que ele seja destinado a aterros, lixões ou ferro velhos.

Ao reaproveitarmos o latão, estamos fazendo jus a energia que foi usada na sua fabricação, ao combustível usado no transporte e a matéria prima empregada. Sem contar que, se este objeto não for descartado de forma correta, ele poderá poluir o meio ambiente.

2. Latão de leite vende bem

O latão de leite é algo que costuma brilhar os olhos daquelas mulheres que gostam de artesanatos um pouco mais rústicos. Não podia ser diferente porque fica bonito em qualquer canto da casa, tornando-a mais aconchegante.

Mesmo que você não tenha interesse em vender artesanato, podem surgir algumas amigas querendo comprar o latão que você pintou para a sua casa. Além disso, muitas decoradoras de festa adoram colocar em eventos com um estilo mais country.

3. Ficam lindos com pátina e bauer

Se você já me conhece bem, sabe que eu sou muito suspeita para afirmar que os latões ficam muito lindos quando você faz uma pátina e pinta o bauer sobre ela. Por gostar tanto dessa combinação, utilizei essas duas técnicas na maioria dos latões que eu pintei, salvo alguns que fiz pátina e decoupage.

Então, aqui vai uma recomendação: se você gosta de bauer ou de pátina, um latão de leite pode ser uma ótima alternativa para você praticar essas técnicas e se divertir um pouco.

4. Não é só decorativo

A primeira impressão que temos é que os latões são apenas decorativos. Isso não seria ruim, pois – no mínimo – trazem aconchego ao nosso lar. No entanto, depois de pintado você ainda pode usar o latão para o que você quiser. As minhas clientes usaram a criatividade na hora de dar uma utilidade para esses objetos e eu decidi listar algumas aqui para você:

  • Porta guarda-chuvas;
  • Organizador de varas de pescar de bambu;
  • Organizador de vassouras e rodos;
  • Porta brinquedos;
  • Lixeira de festa decorada em estilo rústico.

A criatividade não tem limites. Mas se você quiser utilizá-lo apenas para decorar, não tem problema nenhum.

5. E se você não encontrar os latões antigos na sua cidade…

Sem problemas! Atualmente há opções no mercado de pequenos latões galvanizados que você pode usar para artesanato. Ficam lindos também. É lógico que quando você compra o objeto novo, o intuito de ajudar o meio ambiente é perdido, mas você ainda pode treinar a pátina, o bauer ou a técnica que desejar.

Se você não quer abrir mão da reutilização, poderá procurar peças descartadas similares: embalagens de leite em pó, bules, chaleiras antigas ou até latões de plástico que foram descartados.

Ideias para latões de leite

Se você gosta desse tipo de artesanato mais rústico mas ainda não está colocando a mão na massa, espero que esses 5 tópicos ajudem você a começar. Se você está com pouco tempo para trabalhar, comece assim mesmo. A pintura do latão consiste de várias etapas: preparação, pintura, pátina, bauer e acabamento. Você pode tranquilamente fazer uma etapa por vez, sempre que tiver um tempinho. A falta de tempo não pode fazer com que a gente deixe aquilo que gostamos para trás. Afinal, será que um dia você realmente vai ter tempo?

Para você que quer começar logo, vou deixar algumas ideias de latões. Estes eu fiz para as minhas clientes. Espero que goste.

Não sabe por onde começar?

A etapa de preparação influencia muito no resultado final do seu artesanato. Se você quiser aprender a preparar o latão de forma adequada para que a sua peça fique com um acabamento perfeito, acesse a aula de preparo da peça gratuitamente. Espero que goste! Ao fim da aula, não esqueça de deixar um comentário.

Banner Passo a Passo para Preparar um Latão de Leite

Sobre o autor

10 comentários em “Latão de leite: 5 motivos para você começar a pintar um”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *