Pintura em gesso: como fazer a preparação da peça

Ao adquirir uma peça de gesso é comum surgirem dúvidas sobre como iniciar a pintura. Antes de tudo, será que é necessário preparar a peça de gesso?  Confira algumas dicas e aprenda mais sobre a pintura em gesso.


O gesso pode ser considerado um material versátil, pois você pode executar diferentes técnicas de artesanato. Entretanto, por ser muito poroso, demanda algumas etapas de preparação. Neste artigo você vai entender como preparar uma peça para se obter bons resultados e um artesanato com ótimo acabamento. Além disso, foram separadas algumas ideias de técnicas de pintura que você poderá fazer no gesso.


Veja também:

Como pintar gesso imitando ouro: aprenda passo a passo

Remoção do pó

As peças de gesso possuem um pó residual. Por isso, o primeiro passo a se fazer é remover esse pó, uma vez que ele pode prejudicar a fixação da tinta. Portanto, para a remoção do pó é indicado o uso de um pincel chato ou uma trincha. O tamanho do pincel pode variar de acordo com o tamanho da peça a ser limpa.

Lixamento

Eventualmente, as peças de gesso podem apresentar alguns defeitos ou imperfeições. A fim de se melhorar o acabamento da peça e deixar a superfície impecável, pode-se utilizar uma lixa fina de grana 220 para remover essas imperfeições.

Impermeabilização antes da pintura em gesso

Peça em gesso cru, goma laca indiana e pincel macio para artesanato

Em virtude de o gesso ser um material muito poroso, a etapa de impermeabilização antes das técnicas de pintura em gesso pode facilitar a aplicação da tinta. Para exemplificar, esses são alguns dos impermeabilizantes que podem ser utilizados para este tipo de material:

Goma laca indiana

A goma laca indiana tem a finalidade de impermeabilizar materiais porosos e absorventes, como papel, madeira, mdf, cerâmica e gesso, antes da pintura. A goma laca indiana apresenta um acabamento amarelado.

Goma laca incolor

Assim como a goma laca indiana, a goma laca incolor é indicada para selar superfícies porosas antes de receber a pintura. Entretanto, o acabamento não altera a cor da peça por ser incolor. Ainda, por ser incolor, pode ser utilizada como verniz.

E possível realizar pintura em gesso sem impermeabilização?

De fato, a impermeabilização pode facilitar a pintura da peça. No entanto, essa etapa não é obrigatória. Para que se consiga atingir bons resultados sem a impermeabilização, será necessário aplicar algumas camadas a mais de tinta sobre a peça.

Conclusão

Perceba que existe algumas etapas para se executar antes que você inicie a pintura em gesso. Dessa forma, se você quer obter um bom acabamento na pintura em gesso é importante seguir todas as etapas de preparação da peça.

Algumas técnicas de pintura em gesso para inspirar você

Após a preparação da peça, faça uma técnica de sua preferência. Seguem algumas idéias inspiradoras feitas pela artesã Renata Teodora.

Pintura em Gesso - Técnicas para artesanato

Quer conhecer mais sobre pintura em gesso?

Acesse gratuitamente o curso de Introdução às Técnicas de Imitação em Gesso e aprenda mais sobre esta técnica.

Pintura em Gesso - Técnicas para artesanato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *