Como pintar gesso imitando ouro: aprenda passo a passo

Uma vez que o gesso é muito versátil, podemos aplicar diferentes técnicas utilizando este material. Dessa forma, que tal aprender como pintar gesso imitando ouro?


Em princípio, a técnica de pintura que imita ouro pode ser aplicada em diversos materiais como gesso, madeira, MDF, metal, vidro e plástico. No entanto, neste passo a passo você vai aprender como pintar gesso imitando ouro.

Passo 1. Prepare a peça

Primeiramente, prepare a superfície do gesso. A etapa de preparação é muito importante para que a tinta tenha uma boa aderência à superfície. Além disso, caso a preparação não seja feita de maneira adequada, pode acabar comprometendo a conservação da técnica. A etapa de preparação do gesso já foi abordada em outro artigo.

Saiba mais:

Pintura em gesso: como fazer a preparação da peça

Passo 2. Misture a goma laca indiana com a purpurina

Em seguida, coloque um pouco de goma laca indiana em um recipiente e adicione a purpurina cor ouro velho. Em virtude da goma laca indiana ter uma secagem rápida, essa mistura deve ser preparada aos poucos.

Logo após ter feito a mistura, teste a consistência dela. Para isso, basta aplicar um pouco sobre a peça. No momento da aplicação é importante observar se está transparente ou uniforme. Caso tenha ficado transparente, basta adicionar um pouco mais de purpurina à mistura. 

Passo 3. Pinte a peça usando a mistura

Feita a mistura, está na hora de aplicá-la sobre a peça. Utilize um pincel chato de pelo macio para fazer a aplicação. No entanto, atente-se a todos os detalhes. Certifique-se que toda a sua peça foi coberta com a mistura e aguarde o tempo de secagem. Caso não tenha ficado de modo uniforme, aplique mais uma demão.

Como pintar gesso - goma laca com purpurina

Passo 4. Lave o pincel

Antes que você passe para o próximo passo é muito importante realizar a lavagem do pincel. Pois, caso a goma laca indiana seque em seu pincel, ela poderá ressecá-lo e danificá-lo.

Como a diluição da goma laca indiana é a base de álcool, desse modo, para removê-la do seu pincel utilize álcool puro, geralmente encontrado em farmácias ou lojas de materiais hospitalares.

como pintar gesso

Passo 5. Dilua o betume da Judéia

Depois que a peça estiver seca é possível seguir para o próximo passo desta técnica, o envelhecimento da peça. Para isso, coloque o betume da Judéia em um recipiente e o dilua-o usando aguarrás mineral.

Passo 6. Envelheça a peça com o Betume da Judéia

Por fim, basta aplicar o Betume da Judéia sobre a peça com um pincel chato de pelo macio.

Logo após passar uma camada do betume, você deve limpar com auxílio de um pano de algodão. Este é o truque que vai deixar sua peça com aparência envelhecida. Passe betume aos poucos, para que não seque e consiga retirar o excesso com o pano.

Ao final da aplicação do betume, não se esqueça de lavar o pincel com aguarrás.

Feito isso, sua peça está pronta !

Como pintar gesso - envelhecimento da peça

Quer conhecer mais sobre às técnicas de imitação em gesso?

Enfim, gostou de aprender como pintar gesso imitando ouro? Não se esqueça de deixar um comentário aqui neste artigo.

Se você quer aprimorar a sua pintura ou o seu artesanato, aprenda outras técnicas no curso online Pinturas Especiais.